Universidades comunitárias debatem importância da inovação no RS
Representantes das áreas pública e privada estão reunidos na Unisc, em Santa Cruz do Sul, para discutir a educação e a cultura empreendedora através de experiências das instituições comunitárias de ensino superior. A abertura do 6º Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) teve a presença da secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta.
Ela destacou a importância das novas tecnologias de produção diante da mudança demográfica do Rio Grande do Sul, com aumento da população idosa e menos mão de obra. Segundo ela, não é possível inovar sem educação, lembrando que o Estado possui um importante conjunto de universidades e setores econômicos tradicionais, como o calçadista e de máquinas agrícolas. "Temos que capear os setores tradicionais com tecnologia e inovação. Um exemplo disso é a incorporação da microeletrônica nas máquinas agrícolas", afirmou.
O diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Michel Zanoni Camargo, disse que o desafio é equalizar as necessidades e demandas da educação, focando na qualidade do ensino. "Para isso, temos que trabalhar individualmente as diversas categorias de instituições de ensino superior", defendeu.
Já a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Carmen Lúcia Helfer, ressaltou que as mudanças acontecem de forma cada vez mais veloz e as universidades têm que mudar os parâmetros de ensino, pesquisa e extensão, incorporando as demandas sociais para solucionar os problemas. "O ensino deve estar conectado à realidade da vida e resolver as questões que o mundo nos coloca", avaliou.
O Fórum termina nesta quarta-feira (7) com uma mesa redonda sobre educação e cultura empreendedora. Paralelamente, acontece o encontro de assessores jurídicos do Comung. Criado em 1993, o Comung é considerado o maior sistema de educação superior do RS. É integrado por 15 instituições de ensino gaúchas, com 8.735 professores , mais de 11 mil funcionários e 89 mil alunos. Ao todo, oferece 1.465 cursos de graduação e pós-graduação.
Crédito: Divulgação