Feira do Livro em Bagé encerra com mais de 5 mil livros vendidos

A 21º Feira do Livro de Bagé, realizada pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), de Educação e Formação Profissional (Smed), e pelo Sistema Fecomércio – Rio Grande do Sul (Sesc Fecomércio/RS), movimentou os cinco dias de evento no largo do Centro Administrativo e encerrou com um grande público presente. De acordo com a gerente do Sesc Bagé, Liziane Santos, foram comercializados cinco mil livros e circulação de mais de 15 mil pessoas. A festa dos livros terminou com a apresentação da Orquestra Jovem do Pampa.
Durante os dias do evento, aconteceram apresentações artísticas, peças de teatro entre outras atrações. “A Feira superou nossas expectativas de participação. É muito bom ver que o público está abraçando o evento como uma verdadeira festa literária que reuniu outras áreas, reforçando nossa relação com a literatura”, comentou a titular da Secult, Anacarla Flores.
O lançamento da 2ª Antologia aconteceu na noite de sexta-feira e a secretária da Smed, Adriana Lara falou da obra. “A Antologia é, com certeza, uma das nossas grandes realizações. É uma mudança de paradigmas na educação que ganhou forma através de um livro. É uma obra feita pelos nossos alunos, o que nos encanta e emociona”, declarou. No próximo dia 17, a Smed foi convidada a lançar a 1ª Antologia na Feira do Livro de Porto Alegre.
Para Natiele Cunha Dias, que levou a menina Sophia, quatro anos, o espaço estava maravilhoso, com bastante opções de livros. “Sempre que posso, trago a minha filha para participar desses eventos, até porque minha intenção é aproximá-la da leitura”, destacou
Já para a técnica de enfermagem, Joana Mendonça, que sempre participa das edições, também acompanhada da filha Ana Laura, 10 anos, declarou que adora ler e ver as novidades. “Estou gostando muito do espaço que este ano está mais amplo e com várias livrarias disponíveis. Com certeza vamos sair daqui com algumas novidades”, considerou.
Rafael Kosloski, proprietário da livraria Pampa Livros, de Bagé, contou que as vendas ficaram dentro do esperado e parabenizou a organização. “Ficamos felizes com os resultados obtidos, pois é a primeira vez que participamos e achamos tudo muito bem organizado”, opinou.
O sócio da livraria Santa Catarina, de Santa Maria, Alessandro Fernandes, disse que foi a primeira vez que participou da Feira do Livro em Bagé e pretende voltar outas vezes. “As vendas superaram minhas expectativas. Os gêneros mais vendidos foram os infantis, para público adulto e Youtubers”, contou.
O prefeito Divaldo Lara também se pronunciou a respeito da feira. “É um evento literário que busca aproximar leitores e escritores através dos bate-papos, oficinas e uma intensa programação nesses dias. Além disso, o público pode participar de diversas atrações culturais de forma gratuita”, resumiu.
Fotos: Rodrigo Sarasol