Estudantes participam de palestra sobre prevenção contra IST

Para conscientizar sobre uma melhor qualidade de vida e os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e da gravidez na adolescência, os alunos do 7ª ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Darcy Azambuja, participaram na manhã desta terça-feira (21), de uma palestra educativa com as acadêmicas do curso de fisioterapia da Urcamp, Joyce Paz e Luanna Leite.
A conversa, explica Luanna, teve o objetivo de alertar e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados que eles devem ter para evitar o contágio de uma IST, além de alertar sobre a gravidez nessa faixa etária. As palestrantes explicaram aos jovens os perigos do sexo desprotegido e da importância do uso do preservativo. Também foram abordados os sintomas, características e formas de contágio de doenças como a sífilis, hepatites B e C e Aids. “É importante ter esse momento com esses estudantes para que eles possam aprender a cuidar da saúde o quanto antes”, disse Joyce.
A vice-diretora e professora de ciências, Margareth Britto, disse que quando o assunto é sexualidade, a desinformação ainda prevalece entre os adolescentes. Ela ressaltou que os alunos que tem idade entre 13 e 17 anos necessitam de esclarecimentos, ainda mais nessa faixa etária. “É importante para a saúde dos nossos alunos esse autocuidado que devem levar para toda a vida, daí a relevância de levar a informação para todos”, finalizou Margareth.
Crédito: Patrícia Leal