top of page

Histórias de Seival são revividas em livreto produzido por alunos e professores da E.E.E.F. Seival

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 22 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Produção é resultado do Subprograma de Educação Patrimonial desenvolvido

pela UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski)


Os frutos de um ano de trabalho e pesquisa realizados pelos alunos e professores da E.E.E.F. Seival serão lançados no formato de um livreto no sábado, dia 24 de novembro. A iniciativa é fruto das atividades desenvolvidas pelo Subprograma de Educação Patrimonial realizado durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), em parceria com a empresa INNATO Gestão Ambiental, e reúne boa parte das histórias e memórias da comunidade do Seival, que foram pesquisadas e organizadas pelos alunos da escola durante o ano de 2018. As ações de Educação Patrimonial vêm sendo desenvolvidas com a comunidade de Seival já há algum tempo e, no final de 2017, um vídeo sobre a percepção da comunidade sobre o seu patrimônio cultural foi gravado e apresentado em uma sessão de cinema. Dessa vez, as atividades estiveram concentradas com os professores e alunos da E.E.E.F. Seival.


O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, conta que a metodologia adotada para a produção do livreto é baseada em uma proposta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e consiste na realização de inventários participativos de patrimônio cultural, em que os pesquisadores são envolvidos na proposta, coletando dados e realizando entrevistas. “Iniciamos com uma formação voltada para os professores e, na sequência, foi realizado o trabalho com os estudantes com uma sensibilização sobre a importância da autoria de um livro, por ser responsável por buscar informações e valorizar o patrimônio cultural de uma comunidade.


Em paralelo, alunos e professores definiram os bens culturais que seriam inventariados e dividiram-se em turmas, sob orientação de um professor, para buscar as informações. A união dos dados coletados resultou no livreto que será lançado”, detalha Hugo. O livreto “Seival: mais que memórias, uma história” será lançado em uma tarde de autógrafos e cada família e professor envolvidos irão levar para casa um exemplar. A Associação de Moradores de Seival (AMORS) e a biblioteca da escola também receberão exemplares que ficarão disponíveis para consultas e empréstimos. “A importância desta atividade está na sensibilização, na promoção e no estimulo do reconhecimento e preservação do patrimônio cultural da comunidade da Vila de Seival. O livro é uma iniciativa que auxilia na autoestima enquanto população que é a dona do seu patrimônio e responsável pela sua preservação”, argumenta Stamm. No sábado, também será realizado um passeio pelos pontos históricos da comunidade do Seival.


Além dessas atividades de Educação Patrimonial, está sendo executada, desde o dia 12 de novembro, mais uma campanha do Programa de Educação Ambiental com ações nas escolas Neli Betemps e João Emílio, em Candiota, na escola Monteiro Lobato, de Hulha Negra, e nas comunidades dos bairros João Emílio, Passo Real, Vila Operária, São Simão, União, Dario Lassance, Residencial e Trigolândia. Para este sábado, dia 24, está programada uma atividade de plantio no caminhódromo da Vila de Seival, que contará com a participação da comunidade. Para a próxima semana, as atividades estarão concentradas com ações de Educação Ambiental com a E.M.E.I Gente Feliz, de Seival. Esta campanha também incluiu Diálogos Diários de Segurança (DDS) com as empresas M.Roscoe, Irigaray, Darcy Pacheco e Profab, Cobrazil, Colméia e Terra Fácil, por meio do Programa de Educação Ambiental para os trabalhadores da obra da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowsk.


 
 
 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page