Começa hoje a 1º Paraolimpíadas em Bagé
- Jornal Gente
- 28 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Guiherme Veloso, professor de educação física
Hoje (28) e amanhã (29) de novembro, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) realiza o evento esportivo a 1ª Paraolimpíadas. Serão disputadas diversas modalidades de atletismo e bocha adaptada. Serão oferecidas ainda três oficinas para o público-alvo.
A abertura oficial dos jogos acontece na quarta-feira (28), a partir das 13h30, no 3º Regimento de Cavalaria Mecaniza (MEC) com presença de autoridades e, na sequência, serão realizadas provas como 60m para cadeirantes, 100m de corrida para atletas com Síndrome de Down, caminhada para pessoas com comprometimento motor, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, dentre outros. Podem participar das provas alunos da rede municipal de ensino, pacientes atendidos pela Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência ou por entidades como Apae e Caminho da Luz. Nesta edição, as modalidades serão realizadas por deficientes visuais, auditivos, cadeirantes e com deficiência intelectual.
Na quinta-feira (29), seguem as atividades, também a partir das 13h30, com a bocha adaptada no ginásio Militão. Além das competições, serão oferecidas três oficinas: taekwondo, basquete para cadeirantes e levantamento de peso.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, todos os atletas recebem premiação de participação.
O secretário da Sejel, João Schardosim, fala sobre a primeira edição do evento. “Queremos aumentar as opções de lazer e esportes para estas pessoas especiais, para que tenham mais oportunidades de sair de casa, competir, se divertir e interagir. Realizando mais este evento, seguimos a linha que implantamos desde o começo dessa gestão, que é de fortalecer e ampliar os esportes praticados em Bagé”, definiu.
Para o professor de educação física responsável por este segmento na Apae Bagé, Guiherme Veloso, as Paraolimpíadas ajudam a divulgar e incentivar as práticas. “É mais uma oportunidade para colocarmos em prática o que viemos ensinando e para o público em geral conhecer estes esportes e modalidades. A iniciativa da Sejel será bem produtiva para todos que trabalhamos na área”, garantiu o professor, informando que cerca de 40 alunos da instituição já estão inscritos.
Comments