Smed aplica Provinha Bagé
- Jornal Gente
- 28 de nov. de 2018
- 1 min de leitura

Está em andamento a aplicação da Provinha Bagé. Este é um instrumento usado para acompanhar o desempenho dos alunos de todas as turmas que compõem o Ciclo de Alfabetização, isto é, do 1º ao 3º ano da rede pública municipal, e é um dos mecanismos que auxiliam na melhoria dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os primeiros e segundos anos já passaram pela avaliação. Na quarta-feira, dia 28, será a vez dos alunos dos terceiros anos.
Segundo explicou a coordenadora do Setor de Anos Iniciais da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed), Tatiane da Rosa Vaz, as provas são formuladas a partir dos Direitos de Aprendizagem. "E assim como as demais avaliações externas, busca indicativos do nível de aprendizagem dos alunos. O objetivo das avaliações não está exclusivamente relacionado à retenção ou avanço destes alunos, mas à qualidade no processo de alfabetização desenvolvidos em nossas escolas", observou.
A partir dos resultados, os professores e equipes pedagógicas têm a oportunidade de avaliar e planejar estratégias e ações para o próximo ano letivo, sempre com foco na qualidade do processo de alfabetização.
"Trata-se de um importante momento do ano letivo, pois permite o levantamento de resultados, pontos fortes e fragilidades a serem vencidas nas questões pedagógicas", acrescentou a secretária de Educação, Adriana Lara.
Crédito: Divulgação
Comments