top of page

Confira o que rolou na 1ª Paraolimpíadas de Bagé


Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) deu inicio à 1ª Paraolimpíadas. O evento de abertura aconteceu no 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada (MEC) com a presença de autoridades. No mesmo local, foram disputadas as provas de atletismo em 10 modalidades.


No total, foram realizadas 133 inscrições pelas sete entidades participantes, entre escolas, Apae e Caminho da Luz. Os atletas realizaram provas como 60m para cadeirantes, 100m de corrida para atletas com Síndrome de Down, caminhada para pessoas com comprometimento motor, salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, dentre outras.

Erico Amico, aluno de 12 anos, fala que a deficiência visual não impede de participar de eventos esportivos, tanto que é o campeão estadual nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) na modalidade de salto em distância e, além disso, pratica corrida e judô. “Eu não imaginava que ia chegar tão longe no esporte como estou agora, porque quando eu era menor não gostava muito.


Mas depois que eu comecei a entender e aprender como disputar, não parei mais”, contou.

O secretário da pasta organizadora, João Schardosim, falou da ideia dos jogos. “É um grande momento para o Governo Municipal. Queremos realizar muitas atividades para estes atletas especiais para que possam participar, competir e interagir. Bagé tem atletas paraolímpicos em nível estadual e brasileiro e por isso a inclusão é uma das bandeiras da Sejel e do prefeito Divaldo Lara”, relatou.

A professora de educação física da Escola Estadual Justino Quintana, Melissa Souza, também falou sobre a iniciativa: “O evento é uma forma de mostrar que eles são capazes de praticar os esportes como qualquer pessoa, mesmo dentro das limitações, mas interagindo com todos os colegas”, disse a profissional.


Já Noeli Lopes, mãe de uma menina com paralisia cerebral, falou que o esporte anima a garota. “É de suma importância que tenhamos eventos como este com mais frequência. Minha filha gosta de participar e se sente bem fazendo esportes e fica ansiosa esperando pelos treinos e disputas. A medalha é um incentivo a mais”, explicou.

1ª Paraolimpíadas segue nesta quinta (29), a partir das 13h30, no Complexo do Militão, com as disputas de bocha adaptada e oficinas de taekwondo, basquete para cadeirantes e levantamento de peso.

Crédito: Paulo Batista


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page