Noite do Acordeon apresenta novos talentos

A Noite do Acordeon, promovida pelo Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), ocorreu na noite desta terça-feira (27), na sede do local.
Conforme o diretor do espaço, Flávio Dutra, já faz dois anos que o professor Everton Sandim retomou suas aulas no instituto. “Já estamos com cinco alunos tocando com acompanhamento. Essas atividades são muito importantes, pois estamos apresentando novos talentos que estão surgindo”, diz.
O professor Everton Sandim, explica que estudou no espaço dos 14 aos 17 anos, e tinha grande vontade de retornar. “Sai para servir o quartel, voltei durante quatro anos, mas fui deslocado e agora retomei as atividades há dois anos”, salienta. Segundo o professor, é gratificante ver seus alunos em eventos como este. “Muitos chegaram aqui com mais de 60 anos e não sabiam agarrar uma gaita, e agora estão se saindo muito bem. É satisfatório poder passar o meu conhecimento para outras pessoas, e poder aprender com elas”, relata.
O professor comenta que ensina 16 pessoas durante o ano, sendo iniciantes duas vezes na semana, de meia hora e duas vezes na semana de uma hora para os que praticam há mais tempo.
Os gêmeos Guilherme e Enzo Gularte Peterle, 12 anos, comentam que ouviam músicas desde novos, e gostaram do instrumento. “Eu pratico desde pequeno, mas estou aqui há cinco anos”, acrescenta Guilherme. Já Enzo salienta que estuda o instrumento há dois anos. “Gostamos bastante, e desejamos estar sempre aprendendo”, ressalta.
Noite de Cordas No dia 30, acontece a Noite das Cordas, onde serão tocadas músicas utilizando violão e violino, por exemplo, também com destaque para os alunos do instituto. O evento será realizado na sede da Sociedade Espanhola.
Crédito: Patrícia Leal