top of page

Prefeito Divaldo Lara vistoria obras de pavimentação na zona leste

O prefeito de Bagé Divaldo Lara percorreu na tarde desta quarta-feira (28) as obras de pavimentação e drenagem que estão sendo realizadas no bairro Dois Irmãos e aproveitou para conversar com alguns moradores da localidade, que se mostraram satisfeitos com as ações realizadas pela atual administração. Para a realização das obras, estão sendo investidos cerca de R$ 5,4 milhões, sendo parte do valor dos cofres do município e a outra de um financiamento.

De acordo com o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler, a obra está bem avançada no cronograma, especialmente na drenagem que está em um estágio bem superior previsto na execução. “Já foram pavimentados cerca de 300 metros e o passeio público já está em condições de funcionalidade ampla tanto para pedestre quanto para veículos. A drenagem já alcança um volume expressivo da obra e a outra parte seria o preparo para a pavimentação que alcança toda a extensão da rua Onofre Pires, que compreende cinco quadras”, explica.


O titular da pasta ainda acrescenta que as três primeiras quadras já estão pavimentadas, e a intermediária precisa fazer uma substituição de solo, pois é situada em uma área baixa com um solo contaminado, no cruzamento com a rua Rafael Cabeda. A base com pedra rachão já alcança duas quadras da rua Vasconcelos Jardim. Após esse período, a previsão é que em breve mais cinco quadras deverão estar recebendo a pavimentação com CBUQ.

Para o chefe do Executivo, esse é mais um compromisso concretizado, onde foi assumido com a população, na questão de infraestrutura, logo no começo da gestão e que está sendo executada. “Nós buscamos sempre investir na melhor qualidade de vida das famílias bageenses, assim, como na área de programas e projetos sociais, deixando o nosso legado para que a cidade possa prosseguir trilhando no desenvolvimento”, disse.

Deibler destaca que com a chegada do asfalto, os problemas que eram comuns por conta das águas pluviais, irão se resolver. “Muitos moradores sofriam com a declividade do terreno, pois não havia escoamento da água e acaba atingindo as casas mais baixas. A obra tende a reduzir consideravelmente esse efeito em virtude da execução da drenagem e a nova conformação das ruas vai reduzir o problema de alagamentos. Vai ser mais uma solução, além da pavimentação. Todas as calçadas prevêem canteiros laterais para embelezamento, colocação de ajardinamento e melhorar arborização urbana”, considera.


A Geplan é a responsável, tanto pelo projeto, quanto pelo acompanhamento, porém como parte do recurso é financiado, a Caixa Econômica Federal também é reguladora e fiscalizadora, o que garante a integridade do processo de qualidade e a liberação dos recursos a cada etapa do cronograma, conforme o andamento da obra. “Temos a expectativa que esse trabalho se conclua bem antes do prazo contratado de um ano. Uma obra esperada para agosto de 2019 pode ser entregue bem antes”, ressalta Deibler.

Com a chegada do asfalto, a população ganhará outro beneficio que será a melhoria da qualidade de vida dos moradores, bem como ajudará ainda mais no tráfego de veículos e pedestres. Carmen Ferraz, moradora há mais de 20 anos no bairro, disse que não tinha mais esperança de ver o bairro asfaltado. “Todos os governos passados prometeram. Agora estou com fé que realmente vão fazer”.


Já o morador Marcos Antonio Moura Silva contou que sempre sofreram com poeira e valetas sujas. “O Divaldo nem prometeu e está fazendo. É a melhor coisa que poderia acontecer para nós”, salientou. O aposentado Francisco Alexandre Barbosa, que mora há 42 anos na localidade fala que sempre enfrentou vários problemas em dia de chuva. “Ficamos sempre esperando que os prefeitos anteriores cumprissem as promessas que fizeram. Agora o bairro Dois Irmãos está feliz porque não vão mais pisar na água e no barro e os imóveis serão valorizados”, comemorou.

A obra contempla ainda as ruas Fernando Ferrari, Clementino Araújo, Coronel Zeca Tavares, Gaspar Silveira Martins, Onofre Pires, Francisco Sá Antunes, Rafael Cabeda, Doutor Camilo Mércio e Vasconcelos Jardim.


O total da extensão que será pavimentada é de 2,6 km, o que equivale a 21 quadras, tendo como empresa responsável pela pavimentação a BRIPAV – Britagem e Pavimentação Eireli que, segundo contrato, tem 12 meses para a execução de infraestruturas relativas a terraplanagem e pavimentação asfáltica (CBUQ), redes de drenagem pluvial e calçadas.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page