Comitê de Governança Empreendedora é lançado em Bagé

Na última sexta-feira (30), aconteceu o lançamento do Comitê de Governança Empreendedora, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação (SDI). O ato foi realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
De acordo com o Termo de institucionalização do Comitê de Governança com foco no Empreendedorismo, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, reconhece e atribui ao conselho o poder de formular, implementar, gerir e executar as ações necessárias para a melhoria do ambiente empreendedor no âmbito municipal.
Ainda segundo o convênio, o ambiente empreendedor deverá ser tratado como uma política pública de incentivo à geração de negócios, emprego e renda, tendo como principais premissas de atuação: Promover o empreendedorismo em âmbito local; Incentivos à formalização de novos negócios e regularização de negócios informais já existentes; e Fomentar a criação de um ambiente favorável para a manutenção e crescimento das empresas existentes.
O Comitê é composto por quatro eixos de atuação definidos com a seguinte configuração: Empreendedorismo, Educação e Inovação; Simplificação e Desburocratização; Turismo, Lazer e Qualidade de Vida e Agronegócio, com a seguinte composição:
Presidente: Jocimara Rodrigues Gomes; Vice-presidente: André Moura de Mello; coordenador do Eixo Simplificação e desburocratização: Joelma Silveira; coordenador do Eixo Turismo: Clori Izabel Peruzzo e coordenador do Eixo Empreendedorismo, Educação Empreendedora e Inovação: Ivonir Petrarca dos Santos.
De acordo com o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, um grupo de pessoas representativas de entidades e da comunidade se reuniram e dividiram-se entre os eixos e desses encontros foram produzidos planos de ações. “Desde o início desse processo, estimulamos essa participação para que possamos ter uma gestão compartilhada, onde o governo e a sociedade tenham uma interação efetiva, buscando a resolução de problemas e estimulando o empreendedorismo e a inovação com sustentabilidade”, explica o gestor.
O chefe do Executivo destacou que Bagé foi um dos municípios escolhidos para que esse trabalho fosse desenvolvido. Ao todo, 21 cidades do Estado terão seus Comitês de Governança Empreendedora. “O início do trabalho começou pela articulação e mobilização das entidades do município. Foram realizadas algumas reuniões de sensibilização e explanação aos participantes do trabalho, após esses encontros o grupo de Governança Empreendedora recebeu uma capacitação para estar ainda mais preparado para compor este comitê”, acrescentou, informando ainda que a gestão já está trabalhando para que Bagé possa receber novos empreendimentos e na atração de investimentos de fora.
Fotos: Divulgação