top of page

Bagé anuncia incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte

A Prefeitura de Bagé, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), em conjunto com a Secretaria de Segurança e Mobilidade (SSM), com o apoio das empresas de transporte coletivo Stadtbus e Anversa, firmaram parceria institucional através da União de Ciclismo do Pampa (UCP) e Clube Audax Bagé, visando a elaboração de um plano de ações integrados entre as secretarias municipais para a realização de campanhas alusivas à educação para o trânsito, incentivo e promoção da cultura da bicicleta e cicloturismo, como políticas permanentes de mobilidade sustentável.

A reunião aconteceu na última semana, na sala de reuniões da SDI. Entre as mensagens a serem publicizadas está a placa de sinalização de trânsito que indica a distância mínima segura entre veículos e bicicletas. O objetivo é garantir a segurança de ciclistas e motoristas. As ações estão pautadas na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), conforme dispõe o eixo temático do Programa Cidades Sustentáveis - Melhor Mobilidade Menos Tráfego.

Para o secretário da SDI, Bayard Paschoa Pereira, o processo que está sendo construído fortalece a governança como principal mecanismo de gestão e participação dos atores sociais envolvidos com a temática. “Precisamos garantir mais investimentos nesta área. Algumas ações já foram desenvolvidas como a instalação de bicicletários no Centro Administrativo, integração ao Dia Mundial Sem Carro, apresentação do projeto piloto de Eco-bicicletário para a ciclofaixa da Avenida José do Patrocínio, consolidação das tratativas de cooperação binacional com o Uruguai para implantação da Ciclovia Internacional do Pampa. Esses são alguns dos compromissos da gestão Divaldo Lara, com o propósito de tornar Bagé uma cidade amiga das bicicletas”, explica o secretário da pasta.

De acordo com o responsável pela SSM, Luís Diego Soares, a adesão à campanha tem o intuito de despertar a educação para trânsito seguro entre ciclistas, motoristas e pedestres para uma convivência harmônica. “Não queremos aplicar multas de trânsito, mas garantir a ultrapassagem segura e evitar situação de riscos de acidentes”, pontuou. “É preciso fazer o enfrentamento estrutural da questão, levando em consideração as variáveis necessárias para melhorar as condições da mobilidade urbana, tendo em vista que aumentou muito a demanda dos usuários de bicicletas na cidade”, esclarece o secretário.

O presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João Jardim, empresário e atleta de triatlo, proponente do encontro, ressaltou a tendência global da utilização das bicicletas e relatou exemplos de cidades que percorreu no continente Europeu, que priorizam o modal dos veículos não motorizados, sobre os motorizados individuais. “Com relação ao nível local, temos uma grande preocupação com a segurança dos ciclistas em geral, e a necessidade de garantir mais segurança para os ciclistas profissionais que realizam treinamentos nas BRs do município e região. Aguardamos a liberação de autorização junto ao DNIT para a instalação de placas com as mensagens "atenção cuidado ciclistas em treinamento", evitando risco iminentes de acidentes”, pondera.

Já para diretor administrativo da Stadtbus no RS, Vanderlei Cassol, acompanhado do gerente local da empresa em Bagé, Alexandre Solari, relatou que sua empresa já desenvolve e apóia diversas ações nos municípios onde atua, inclusive aqui em Bagé. “É possível a ampliação da parceria, patrocinando os adesivos do artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe da guarda segura de ultrapassagem de motorista sobre ciclistas”, Cassol disse ainda, que a empresa foi pioneira no Estado, frente a disponibilização de veículos adaptados com suporte para o transporte de bicicletas. Ações propostas pela reunião

-Revitalização e ampliação da malha cicloviária municipal;

-Realização de campanhas de conscientização e blitz no trânsito, alusivas à promoção da cultura da bicicleta é respeito aos ciclistas;

- Implementação de busdoor nos veículos de transporte coletivo com a mensagem do Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB, além da inclusão de mensagens por meio do painel de mídia digital;

- Autorização junto ao DNIT, para instalação de placas ou outdoor alusivo a mensagens de ciclistas em treinamento nas BRs do município e região;

- Adesivagem como extensão da campanha junto a frota veículos da Prefeitura Municipal;

-Aquisição de placas do Art. 201 do CTB para implementação nas principais vias públicas com intenso fluxo de veículos e que não dispõe de infraestrutura cicloviária.

Participaram da reunião Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira; secretário de Segurança e Mobilidade (SSM), Luís Diego Soares; diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker; eng. de computação da SDI, Eugênio Pierazzoli; diretor administrativo da Stadtbus no RS, Vanderlei Cassol; gerente local da Stadtbus Alexandre Solari; presidente da União de Ciclismo do Pampa (UCP), João José Jardim; e a cicloativista, Alessandra Ferreira.



Fotos: Divulgação


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page