Bagé avança 28 posições no ranking de educação do Estado

Com avaliação anual realizada pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e em recente divulgação dos dados referentes ao ano de 2017, Bagé evolui na posição do ranking comparativo com outras cidades, subindo 28 posições.
A avaliação de 2016, apresentava a Rainha da Fronteira na posição 246, de um total de 496 municípios do Estado. Na avaliação de 2017, a posição subiu para 218.
Segundo o relatório do TCE, com relação à educação infantil, Bagé encontra-se com porcentagens de atendimento superiores à media do Estado, em todas as classificações de idade de 0 a 5 anos. Para menores de 1 ano, enquanto a taxa média do Estado é de 14,79, Bagé está com 17,12% no atendimento. Já para os de 5 anos, a média do Estado é de 89,11%, enquanto a Rainha da Fronteira está com 92,41%. A maior diferença positiva encontra-se no atendimento às crianças de 3 anos, onde a média estadual encontra-se com 55,80% e Bagé apresenta 60,80%.
A secretária de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara, atribui esse crescimento a uma série de ações, que iniciou, logo no primeiro mês de governo e às vésperas de iniciar o ano letivo, com o aumento de 370 novas vagas em 2017, ano referência para a atual análise divulgada pelo Tribunal de Contas. Ainda sobre o aumento de vagas oferecidas na educação do município, a secretária informa que, se contabilizar o ano de 2018, a quantidade de novos alunos já chega a 724. Ainda conforme a secretária o método de ensino também mudou, passando a haver padronização dos currículos nas escolas, o que antes não ocorria.
Para o prefeito Divaldo Lara a série de ações desenvolvidas ao longo de 2017, como a abertura do maior Centro de Educação da região da campanha (Mélanie Granier), além de ações educativas e culturais, venham a contribuir e elevar ainda mais o município na avaliação dos próximos anos. Neste sentido, relembra ações como o lançamento de dois livros desenvolvidos pelos alunos da rede municipal (1ª e 2ª Antologia), um deles incluído como lançamento da Feira do Livro de Porto Alegre neste ano; o contato com a música e aprendizado de instrumentos, oferecido a alunos carentes através do projeto Orquestra Jovens do Pampa e o recém lançado CD "Bagé em Cantos", onde os alunos interpretam canções de compositores locais.
Este ano, Bagé recebeu a melhor nota dos últimos 10 anos do IDEB, índice que mede a qualidade do ensino nos municípios.