top of page

As Câmaras de Bagé, Candiota, Pinheiro Machado e Pelotas e suas  possíveis variantes para 2019

Já amplamente difundido o resultado e posse da Mesa Diretora das Câmaras de Vereadores, agora o que todos se perguntam e conjecturam é sobre os desdobramentos que estas composições podem trazer referente a relação com os seus respectivos governos municipais.


O GenteJornal.com foi a campo e buscou executar esse exercício que promete dar muitas voltas e reviravoltas no cenário politico regional, isto porque, 2019 é véspera de ano eleitoral e alguns resultados na eleição da Câmara ou de Projetos encaminhados pelo Executivo, projetam cenários de disputa.


Bagé

Em Bagé o prefeito Divaldo Lara presente na posse na presidência da Câmara, pelo vereador Esquerda Carneiro (PTB), não poupou elogios ao edil por sua atuação tanto no Legislativo, como em sua passagem com secretário da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi). E estendeu a alegria aos demais membros da nova Mesa Diretora, vice-presidente Antônio Carlos Gomes Garcia - Carlinhos do Papelão (PTB), primeiro secretário Edimar Fagundes Cardoso (PRB) e segundo secretário Omar Soares Abdel Ghani (PR).


A situação é muito favorável ao Executivo, que fica além de uma composição majoritariamente governista e a frente a maior bancada, o PTB. Mesmo que tenha saído derrotada pelo uso por parte da oposição do regimento interno da Casa na votação de final de ano com o Projeto do IPTU, a base aliada vai seguir como "tropa de choque" em defesa de Lara e seu governo.


O ano promete embates quanto ao Funpas e também dos pareceres por parte do Tribunal de Contas sobre as contas do ex-prefeito Dudu Colombo (PT).


Candiota

Em Candiota, a posse ocorrida no dia 27 de dezembro, não passou desapercebido da composição da Mesa Diretora ter a presidência pelo vereador Danilo Gonçalves (PT) e, mesmo com maioria governista os demais membros são da oposição que tem dificultado a vida governamental com vistas em projetos importantes que tramitam na Casa. O vice-presidente Dinosani Pech (PSDB), primeira secretária Andréia Rangel (PMDB) e o segundo secretário Fabrício Moraes (PMDB), apresenta de duas uma: ou o governo gosta de viver perigosamente ou ocorreu desvios e turbulência na disputa da presidência que foi preciso compor.


Não é possível associar as manifestações de petistas candiotenses insaatisfeitos externando suas contrariedades em redes sociais. Porém, o PT de Candiota é coeso e afinado com o governo Adriano Castro do Santos. Ficando assim um quadro que somente o comportamento futuro do presidente Danilo nas demandas do Legislativo para poder sacramentar se a Mesa Diretora eleita vai ser de situação ou de oposição.


Cabe ressaltar que a Casa, quando teve os vereadores Guilherme Barão (PDT) e Andréia na presidência, mesmo ambos sendo de oposição, a relação com o Executivo foi sempre saudável ao município.


Pinheiro Machado

Falar do parlamento de Pinheiro Machado poderia ser iniciado com a seguinte constatação: “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar” A frase que dá título a este post é atribuída a Nelson Rodrigues. Porém essa máxima do escritor brasileiro que tem as mais contundentes tiradas da crônica brasileira ao ser tratada na política vai ter controvérsia. Isso porque, por exemplo nos legislativos, ocorrem muitos acordos por interesses pessoais que tornam a pauta de matérias quando votadas em plenários tão somente a constar, já que ocorreu previamente o entendimento. Então ao falar de Câmara de Cacimbinhas poderia também começar com outra máxima "de que aqui se faz, aqui se paga", calma logo a diante vão compreender o porque da ressalva.


Então vejamos:

O ano de 2019, vai seguir sobre a decisão dos vereadores de forma unanime da última quinta-feira (27) do ano avançarem no pedido de denúncia contra o prefeito José Antonio Duarte Rosa (PDT). Uma ressalva, cassar direitos políticos de ex-prefeito e literalmente despejar de suas funções prefeitos em exercício não é algo novo naquele município. Outro fato, os edis possuem sincronia entre eles de ação regimental para executar desafetos políticos.


Tanto que dentro desta unanimidade em prosseguir está incluído até o líder do governo no parlamento e membros do partido do prefeito.

Os direitos políticos dos ex-prefeitos Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), como Luiz Fernando Leivas (PT), ocorreram por terem sido reprovados pelo Tribunal de Contas. Que fique claro, essa cassação tem significado politico, já que o técnico as irregularidades correm via de justiça. E é sempre muito contestada tais condenações exatamente por esse viés que muitas vezes é motivado por cunho eleitoreiro, mas como é prerrogativa a discussão dos contrários nunca avança.


Já o fato em despejar, cassar o mandato, aconteceu com o então prefeito Luiz Fernando Leivas e agora com Zé Antonio. Ambos possuem conduta honesta e ambos foram legitimamente eleitos para colocarem em seus respectivos mandatos as suas propostas.


Os vereadores de Pinheiro Machado por vias oblíquo-as usam de uma denúncia como a do vereador Fabrício Costa (PSB), que não recebe no prazo de 30 dias informações solicitadas pelo seu gabinete, para balizar nesse contexto a dificuldade do prefeito Zé Antônio em pagar o funcionalismo público, os vales refeições e na prestação de serviço como as ruas da cidade, que no entendimento dos vereadores as ruas se encontram intransitável.


Já aquilo de que "aqui se faz, aqui se paga" o vice-prefeito de Fernandinho era o Zé Antonio, que ficou como prefeito após a cassação de Leivas. Na oportunidade o presidente do legislativo era Cabral, que agora é vice prefeito de Zé Antônio e que assume como prefeito, caso Zé seja cassado. É uma roda que gira, mas nem sempre é redonda lá pelas bandas Pinheiro Machado.


Pelotas

Em Pelotas a derrota da prefeita Paula Mascarenhas na última sessão extraordinária, chamada por ela, ocorrida na última sexta-feira (28) do ano de 2018, de aumento da taxa de iluminação pública, mesmo possuindo maioria, com certeza foi um demostrativo que no município existe entre Executivo e Legislativo a mobilização popular.


Há CPI e muitas demandas importantes em pauta para o ano de 2019 que para aqueles que conhecem a politica local sabem que a aproximação do pleito tudo fica mais condicionado a grandes discussões que desaguam nas posteriores candidaturas.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page