top of page

Reunião da Assudoeste define necessidades dos municípios


Fotos: Paulo Batista

No começo da tarde desta quarta-feira (09), a Prefeitura de Bagé foi sede de encontro de prefeitos da região que integram a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste). O objetivo da reunião foi atender pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) que entrou em contato com a entidade regional solicitando pleitos dos municípios. O presidente da Associação é o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, que deixou registradas as principais reivindicações para os locais.

Estiveram presentes os prefeitos em exercício de Bagé e Dom Pedrito, Manoel Machado e Alberto Rodrigues, respectivamente e o vice-presidente da Assudoeste e prefeito de Aceguá, Geraldo Martens. Os demais foram avisados dos principais pedidos e concordaram que os mesmos são os principais para o desenvolvimentos da região. O documento com as solicitações será enviado para a Famurs ainda na quarta, já que a entidade realiza reunião nesta quinta-feira (10), em Porto Alegre, e deve levar todos os pleitos de cada parte do Estado para os governos Estadual e Federal.

Na área da segurança, será solicitada agilidade para o funcionamento do Instituto Geral de Perícias (IGP), aumento no efetivo da Brigada Militar, investimento em equipamentos de segurança e videomonitoramento de áreas rurais.

As obras mais importantes, de acordo com os representantes presentes na reunião foram a pavimentação da estrada Bagé/Lavras, equipamentos e recursos para manutenção de estradas rurais, aporte financeiro para construção de poços artesianos, agilidade nas questões referentes à obra da barragem da Arvorezinha e recuperação da ERS 463, que liga Colônia Nova à BR 153. Valores para pavimentação de vias de todas as cidades da Assudoeste também foram solicitados.

Para a saúde, foi solicitado o pagamento da dívida que já soma mais de R$ 10 milhões entre todas as cidades de compõem o grupo e o retorno do recurso para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Outros importantes itens citados que também serão levados para a Famurs são: o desassoreamento do Rio Santa Maria, fortalecimento da diversificação da matriz energética, incentivo para pólo de desenvolvimento tecnológico, criação de um pólo industrial para fomentar empresas na região e incentivo à política de aviação.

“Acredito que todas as demandas debatidas são importantes para o desenvolvimento interno de cada uma das cidades envolvidas mas, principalmente, para o fortalecimento da região. Acredito que caminhando juntos temos mais potencial para conquistarmos nossas pautas”, ressaltou Machado.

“Conhecemos as principais carências e necessidades das cidades da região e vamos, unidos, buscar a concretização destas demandas tão importantes que transformarão a realidade desses municípios”, falou Divaldo.

Também estiveram presentes o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan), Eduardo Deibler, e o secretário executivo da Assudoeste e diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cristian Becker.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page