top of page

Alunos do Simplifica e do EJA municipal são aprovados em Vestibular do IFSul

  • Foto do escritor: Jornal Gente
    Jornal Gente
  • 15 de jan. de 2019
  • 4 min de leitura

Gilberto, Natália e Helen / Foto: Paulo Batista

A educação pública municipal de Bagé está mostrando suas conquistas na formação profissional dos mais de 120 alunos que concluíram a Educação de Jovens e Adultos - EJA, no último semestre de 2018. A boa notícia veio com a divulgação da lista dos aprovados no Vestibular de Verão do Instituto Federal Sul-riograndense Campus Bagé (IFSul), com a presença de, até o momento, oito alunos formados pela categoria.

O aluno formado pela EJA da Emef São Pedro, Willian Costa Fonseca, 17 anos, foi um dos aprovados para o ensino médio/curso técnico em Agropecuária e que, ao saber da notícia, veio até a Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) tirar dúvidas e agradecer as coordenadoras do Setor. William conta que foi uma surpresa ver seu nome na lista. “Eu estava com medo de conferir, até que uma amiga da minha mãe nos avisou. Ao ler meu nome, fiquei muito contente, mas mais feliz ainda por meus pais”, conta o jovem.

A mãe de William, Patrícia Costa Fonseca, diz estar imensamente alegre com a conquista do filho, pois o esforço que o mesmo exercia era grande e que está será uma grande oportunidade. “Ele teve um ano corrido, trabalhava durante o dia, mas nunca faltava à aula, mesmo morando conosco ‘para fora’, estudioso, irmão de mais três meninos, é o nosso filho do meio”, contou Patrícia.

Para a coordenadora do setor de Educação de Jovens e Adultos da Smed, Rita Domenech, o ano de 2018 prometia sem dúvidas ótimos resultados, e explica: “Após realizações de parcerias com o SEBRAE, onde alunos receberam formações voltadas para o tema “profissionalização”, e também a oportunidade de visitarem o campus do IFSul, grande parte dos formandos na época, sentiram-se motivados a seguir com seus estudos para o Ensino Médio. Ter alunos como o William, aprovados em um vestibular de um Instituto Federal é a prova mais forte de que a gestão da educação da cidade está em ótimas mãos e rumo”, encerra Rita.

Em 2018, a EJA desenvolveu um projeto de atividades de profissionalização em conjunto com o SEBRAE, que foi indicado ao Prêmio Prefeito empreendedor, em Porto Alegre, em dezembro deste ano que passou. Alunos do Simplifica são aprovados no IFSul

O cursinho Simplifica, desenvolvido pela Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Juventude, Esporte, e Lazer (Sejel), recebeu uma ótima notícia recentemente. Quatro alunos que prestaram provas para o Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) foram aprovados em primeira chamada.

Para as provas de 2018, o IFSul recebeu 700 candidatos concorrendo às 60 vagas para os cursos de informática e técnico em agropecuária (30 em cada) para os cursos de informática e agropecuária, que começam em 2019, mostrando a grande disputa e dificuldade das provas.

“Ficamos muito felizes que o nosso objetivo seja alcançado: colaborar para que os jovens que não tem condições de pagar um cursinho possam aprender as disciplinas com a mesma qualidade e compitam em igualdade com os demais”, comemorou o secretário da Sejel, João Schardosim.

Passaram em informática as alunas Helen Cardoso, Natalia Winter e Pérola da Rosa. Já para agropecuária foi aprovado Gilberto Braz.

A auxiliar de limpeza e mãe de Helen, fala sobre a experiência da filha. “A gente vinha procurando um local para ela estudar para as provas, mas todos muito caros, até que descobrimos o Simplifica. Ficamos com receio no começo, por ser gratuito, mas os resultados provaram que o cursinho da Prefeitura é excelente, pois não abordam somente conhecimento das matérias, mas também aprendizados para a vida”, garantiu.

“Aprendemos com as aulas e com o simulado, como é funcionamento das provas, e as responsabilidades no dia de prestar o exame. Considero que estas atividades foram fundamentais para eu ficar mais confiante” declarou Natália.

Já o Brás, fala como conheceu Simplifica: “Os organizadores visitaram o meu colégio e fizeram propaganda. Considerei que ia ser muito útil para a minha formação e decidi ingressar. Sem dúvidas, passei no processo seletivo pelo aprendizado que tive no cursinho, que fez aumentar meu conhecimento”.

No dia 23 sai o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a Sejel saberá quantos alunos foram aprovados e poderão ingressar na Universidade. Ainda no IFSul, há possibilidade que novos concorrentes sejam anunciados na segunda chamada.

Simplifica

O Simplifica foi criado em 2017, pelo secretário João Schardosim, com o objetivo de oferecer um curso preparatório para jovens de baixa renda que pretendem realizar provas do Enem, vestibular ou para ingresso em outras instituições de ensino.

No primeiro ano, foram disponibilizadas 40 vagas com aulas realizadas no Bidart. Com o sucesso e grande procura, em 2018, a Sejel aumentou para 135 o número de alunos e passou para o prédio da Escola Estadual Silveira Martins.

Para 2019, as inscrições já estão abertas e com uma novidade: além das turmas para Enem e IFSul, também será aberta uma turma para ESA. No total, serão disponibilizadas 220 vagas para o início das aulas em abril.

Os interessados devem ir até o ginásio Presidente Médici para realizar o cadastro, levando carteira de identidade, comprovante de renda familiar e comprovante de residência. Para quem está cadastrado em programas sociais, é necessária também uma fotocópia do Número de Identificação Social (NIS). Mais informações pelo telefone (53) 3242-7898.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page