Bagé recebe força tarefa da Defesa Civil

Foto: Suélen Delabari
Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Divaldo Lara, recebeu o coordenador da 7ª Regional da Defesa Civil, Major Carlos Alberto Aguiar. A força tarefa iniciada pela Defesa Civil tem como objetivo agilizar o processo de situação de emergência dos municípios atingidos pelas enxurradas. Segundo Major Aguiar, esta é uma ação designada pela coordenação estadual. “Nós fomos designados pelo chefe da Defesa Civil do Estado, coronel Rocha e sub-chefe coronel Rodrigo, para uma força-tarefa na região, onde temos como objetivo auxiliar os coordenadores na documentação necessária para homologação do governador o mais rápido possível”, ressalta o coordenador regional.
Ainda pela manhã, foi realizada vistoria nas localidades mais atingidas na zona rural, como pontes e pontilhões, além da comunidade do Corredor da Bolsa que está ilhada. “Após a homologação do decreto de emergência, é possível que um dos subsídios sejam direcionados para a manutenção de pontes e pontilhões, por isso, é importante que façamos estas visitas”, comenta o major.
A expectativa é que até a próxima quinta-feira (24), o processo seja concluído já com os laudos técnicos e encaminhado ao Governo do Estado para análise da divisão de convênios. O prefeito comenta a importância do apoio para a comunidade. “Muitas famílias foram afetadas,e nosso trabalho é fazer todo o esforço possível para viabilizar o necessário durante este período. A ação da Defesa Civil com uma força tarefa no município garante a agilidade no processo de situação de emergência”, aponta o chefe do executivo.
Com a homologação do processo, é possível que seja liberado o acesso ao fundo de garantia das famílias atingidas, ou até mesmo a utilização de recurso emergencial para restabelecer alguns cenários afetados pelas enxurradas.