Prefeito e vereadores da base do governo reunem-se para discutir redução no reajuste da tarifa de

Foto: Rodrigo Sarasol
Durante a tarde de segunda-feira (14), o prefeito Divaldo Lara recebeu em seu gabinete, parlamentares que fazem parte das diversas bancadas da base do governo na Câmara Municipal, com intenção de apresentar uma proposta para redução do reajuste da passagem de ônibus municipal.
No final de 2018, as empresas que prestam o serviço de deslocamento urbano solicitaram o aumento da passagem para R$ 4,21. Já o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (COMTUR) aprovou o valor de R$ 3,75, porém, após ouvir os anseios da comunidade, os vereadores procuraram o chefe do executivo solicitando que o valor final da tarifa seja inferior ao aprovado pelo COMTUR.
Divaldo informou que nesses dois anos de governo, não houve aumento nas tarifas e ainda foram fornecidos 12 ônibus novos, sendo que uma das empresas investiu recursos para parte de pavimentação na avenida Attila Taborda, atendendo ainda a manutenção dos abrigos e implantação da biometria. “Também a pedido dos vereadores e do governo, foi ampliado o serviço de transporte porta a porta, antes realizado apenas com uma van, e hoje com a utilização de dois veículos”, disse.
O chefe do executivo ainda destacou que o valor da passagem de ônibus de Bagé é a mais baixa em execução, nesse momento, no Estado. “As empresas alegam insuficiência financeira caso o valor da passagem não seja atualizado neste ano, prejudicando a continuidade do serviço”, apontou.
A vereadora Sonia Leite (PP), manifestou-se em nome dos parlamentares. “É a primeira vez que todos nós temos a oportunidade de tratar sobre o valor da passagem diretamente com o prefeito, o que nunca aconteceu em outras gestões. Esse momento foi muito importante para discutirmos o novo valor da tarifa. Agora temos um gestor que nos escuta, sendo simpático em seguir com o reajuste menor aprovado pelo Conselho”, salientou.
O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), Luis Diego Soares, destacou a relevância do encontro com os vereadores junto ao prefeito para a discussão de um assunto de interesse de toda a comunidade. “Os parlamentares trouxeram os verdadeiros anseios dos bageenses para que possamos chegar a um valor justo tanto para a população quanto para as empresas que também necessitam manter os serviços”, finalizou.
Tarifa
De acordo com as informações divulgadas pelo prefeito, na planilha que serviu de cálculo e base para a nova tarifa, as empresas contabilizaram apenas os itens de despesas com o próprio serviço.