top of page

Prefeitura de Bagé realiza diversos atendimentos em virtude das chuvas


Foto: Paulo Batista

No final da tarde desta terça-feira (15), diversos bairros de Bagé sofreram novamente com o grande volume de chuva em curto espaço de tempo. No período de 24h, foram contabilizados cerca 67mm de precipitação, causando alagamento em vários pontos da cidade.

A chuva iniciou na Rainha da Fronteira por volta das 18h e já dava sinais, devido à intensidade, que poderia causar estragos, visto que situação semelhante já havia ocorrido na semana passada. No decorrer das horas, as ligações para o número de emergências do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) foi intensificado e as equipes foram acionadas juntamente com a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) que começaram a realizar os serviços de urgência solicitados pela população em que a casa era invadida pela água.

Até a manhã desta quarta-feira (16) já eram contabilizados mais de 30 atendimentos no período de 12h. O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, esteve, juntamente com o secretário da Seinfra, Ronaldo Hoesel, e o diretor do Daeb, Graciano Pereira, visitando e conversando com as famílias que sofreram danos com o temporal.

“Foram estragos e prejuízos incalculáveis. O Governo Municipal vem atendendo as famílias e realizando todas as ações necessárias para resolver os problemas causados pela chuva, que em sete dias passa dos 300mm, um índice anormal para o período”, disse o Divaldo.

Dentre os serviços realizados, estiveram desobstrução de bueiros, abertura de valas e limpeza de caixa de coletagem com a retirada de lixo e entulho, um dos principais motivos para o entupimento das redes e posteriores alagamentos. Os bairros onde os trabalhos foram mais intensificados foram: Bonito, Malafaia, Stand, Mingote Paiva, Damé, Popular e Tarumã.

Programa de Combate a Alagamentos

As ações executadas pelo Daeb atendem ao Programa de Combate a Alagamentos (PCA) elaborado pelo Governo Municipal em 2017, onde diversas obras para melhorar o escoamento pluvial da cidade foram realizadas, alcançando a marca de 12 km de bueiros colocados. Nas atividades são utilizadas retroescavadeiras, caminhão de sucção, além de equipes com varetas e pás, onde maquinário pesado não é necessário.

SDR, SSM e SMASI

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) informa que, devido ao altíssimo volume de chuva terá o cronograma de atividades reavaliado. Uma reunião com a Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha) e Associação e Sindicato Rural define as próximas ações da pasta.

A SDR relata ainda que duas retroescavadeiras estão auxiliando na zona urbana e há um trabalho de reenscascalhamento na Estrada da Igrejinha.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana esteve em vias da cidade realizando interrupção de vários locais. Na Ernesto Médici, devido a água estar sobre a ponte e na Pinheiro Machado, a correnteza estava muito forte e não foi permitida a passagem de veículos. O mesmo ocorreu no Passo do 11 e na Nilo Vaz Cachapuz.

O secretário de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, Ramão Bogado (Bocão), também visitou as famílias verificando as necessidades pertinentes à pasta.

Ações já realizadas

O vice-prefeito, Manoel Machado, semana passada, assinou Decreto de Emergência para acessar ajuda do Governo do Estado. No dia 9, Hoesel esteve em Porto Alegre, onde visitou o Coronel Rocha, responsável pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado e da Casa Militar do Rio Grande do Sul. O titular da Seinfra também esteve com o secretário de Obras, Saneamento e Habitação, Rogério Araújo de Salazar e a chefe de Divisão de Obras da pasta, Roberta Campani. Os pedidos são duas motoniveladoras, duas retroescavadeiras, dois rolos compactadores, dois caminhões caçamba e duas escavadeiras hidráulicas. O Governo Estadual mantém uma empresa terceirizada de maquinário e disponibiliza os veículos para as cidades em estado de emergência.

Nesta semana, o prefeito viabilizou um investimento adicional e especial de mais R$ 500 mil para a terceirização de caminhões com o objetivo de atender de forma emergencial, as estradas rurais. Além deste auxílio, há uma agenda marcada para a semana que vem em Brasília, onde uma reunião está marcada no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a participação do vice-presidente, Hamilton Mourão, e a bancada ruralista.

“Vamos buscar apoio para as demandas do município dando encaminhamento para solicitação de recursos e emendas parlamentares para aquisição de mais equipamentos e investimentos para a manutenção e melhorias de ruas, estradas rurais, pontes e pontilhões, pois a cidade além do sofrer com as fortes chuvas, ainda conta com o parque de máquinas deficitário herdado da antiga administração”, encerrou o chefe do executivo.

Urgências

Nesta última semana o total de atendimentos relacionados a problemas causados pela chuva já ultrapassam os 180. Para solicitações da população o Daeb disponibiliza os telefones do plantão: 08005102219 ou 115.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page