top of page

Samu recebe mais de 6,8 mil trotes em 2018


Foto: Giovana Pereira

Em julho de 2017, entrou em vigor no município, uma lei que pune com multa o responsável por linha telefônica que realize trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De 2016 para 2017 foram registradas cerca de 20% menos ligações com esta finalidade aplicadas após o documento ser sancionado, porém, os números atuais ainda são considerados muito altos.

Em todo ano de 2017, foram realizados 7103 trotes. Já em 2018, foram 6854, cerca de 3,5% a menos. O total de ligações recebidas, incluindo este item, foi de 30.648 ligações, entre as quais 6854 passaram pela regulação do médico de plantão. Ocorreram ainda pedidos de informações, enganos, chamadas fora de área fora de abrangência e telefonemas repetidos.

A coordenadora administrativa do Samu, Luciane Martins, ressalta que todos os procedimentos necessários para que a Lei seja aplicada são realizados. São considerados trotes ligações que não tenham como objetivo atendimentos de saúde ou que justifiquem a chamada para o serviço.

Atualmente, o valor da multa é de R$ 1,6 mil e, em caso de reincidência, o valor pode dobrar.

A denúncia ocorre da seguinte forma: os operadores do Samu registram o número de origem do trote e, a seguir, enviam documento para a empresa prestadora de serviço telefônico que tem um mês para responder o pedido da colocação do valor na conta telefônica do titular.

Mesmo que a pessoa ligue de um telefone público, o ato é registrado, podendo o autor ser identificado por órgãos do município.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page