Candiota capacita seu trabalhadores para ocuparem vagas abertas no município

A preocupação nos preenchimentos de vagas vem sendo de pessoas residentes em Candiota, tem sido uma das demandas de maior discussão entre o poder público e a população em geral. O fato que sempre pontua a discussão é a qualificação profissional, a fiscalização do cumprimento de leis sobre cotas a serem preenchidas por trabalhadores locais e a experiência registrada na carteira de trabalho.
Agora, o fato é que o processo de preenchimento de vaga é seletivo regido pela lei de mercado que tanto a população como os poderes públicos devem procurar encontrar formas de que a prioridades do fechamento dessas vagas seja de trabalhadores locais. Para tanto tem que ocorrer contrapartidas de ambos os lados envolvidos. Uma delas é do poder público oferecer cursos de qualificação. Nesse sentido tem ocorrido iniciativas, como a que culminou na última quarta-feira (16), quando 30 alunos candiotenses receberam seus certificados de profissionalização. A cerimônia de entrega de certificados de Soldagem Eletrodo, Revestido de Chaparia e Soldagem Tig em Tubulação, aconteceu no salão do Centro do Idoso e contou com a presença do Coordenador Regional do Senai, Nivaldo Miller, da secretária de Assistência e Inclusão Social, Sandriani Braga, além de funcionários e familiares dos formandos.
Durante sua fala, Sandriani ressaltou a importância da qualificação profissional na área da indústria, visto que o município hoje possui duas usinas e várias empresas com vagas nessa área e comentou que a maior parte dos alunos já saem do curso direto para o mercado de trabalho. “Ficamos felizes que eles tenham esse tipo de oportunidade através do interesse das empresas que visitaram o andamento das aulas práticas do curso e também pela credibilidade que tem o Senai em capacitações na indústria”, afirmou.
A respeito de novo cursos a secretária afirmou estar em tratativas para que em breve a Secretaria disponibilize novas opções que atendam a demanda tanto da comunidade rural como da urbana. “O governo municipal seguirá investindo em capacitações para o trabalhador de Candiota estar preparado quando as oportunidades surgirem”, concluiu Sandriani. Essa grade de cursos foi totalmente subsidiada por verba da própria Secretaria de Assistência e Inclusão Social, com apoio da Secretaria Geral de Governo, através da sala do Empreendedor.
Foto: Léo Nunes