top of page

Casa Dia Vicente de Paulo: Um trabalho que precisa de apoio

Que o Brasil será um país com uma população acentuadamente de pessoas da terceira idade não é novidade. Preparar o país para essa realidade é o grande desafio. Em Bagé, além de outras casas que oferecem serviços à idosos, existe a Casa Dia Vicente de Paulo, mantida pela Sociedade Espírita Vicente de Paulo, atendendo 15 pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O diretor da instituição, Claudemir Madruga Pinheiro, conta que o local foi inaugurado em 2010 e desde então, vem atendendo os idosos do município. Atualmente, 15 estão sendo assistidos pela Casa. “Realizamos um trabalho de caridade voltado à população idosa, que recebem carinho, serviços de fisioterapia, enfermagem e educação física, além de participarem de oficinas de artesanato”, relatou.

Pinheiro conta ainda que é muito importante o serviço de voluntários. “Os oficineiros que dedicam algumas horas durante a semana para auxiliar no bem-estar dos idosos. Muitos chegam aqui com carência afetiva, jogados na sociedade. Aos olhos dos que estão sofrendo, a Casa é um porto seguro”, completou.


A coordenadora da Casa, Cássia Gonçalves Ferreira, falou os atendidos chegam às 8h30 e retornam para suas residências às 16h30. Eles recebem alimentação, praticam atividades físicas e os que necessitam, realizam fisioterapia. Os educadores físicos trabalham nas áreas de: educação física, respiração e oficina da memória.

“Os acolhidos são carentes de afetividade, e aqui eles encontram, pois há interação entre eles e os voluntários são muito afetuosos e motivadores”, destaca a coordenadora, acrescentando que há idosos que freqüentam o local desde a inauguração, e que com certeza tiveram suas rotinas alteradas, inclusive expectativa de vida.


O diretor informou que além da parceria com a prefeitura de Bagé, são realizadas uma série de atividades na Sociedade Espírita Vicente de Paulo para manter a Casa Dia, como almoços, rifas, bingos, entre outros eventos. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


A ido Ceni Leite da Rosa, 79 anos, conta que está no local há cinco anos, e que é muito bem tratada, inclusive com muito respeito. “A gente se sente em casa, temos uma amizade, amor que elevam nossa estima”.

Já o senhor Lauri Bernardi, 75 anos, é o mais novo na casa, está apenas há dois mese. Ele relata que sente-se muito sozinho. “Aqui é tudo de bom, as pessoas tratam a gente muito bem, sentimos até falta deste lugar aos finais de semana”. O idoso ainda disse que não imaginava que Bagé possuía um espaço que oferecesse essa atenção à população mais velha. “É uma terapia fantástica conviver com os amigos que fiz aqui e esse serviço é muito importante para todos, principalmente para mim. Eu pretendo, um dia, retribuir de alguma forma todo o carinho e atenção que recebo”, expressou a gratidão pelo local.

Inscrições

Os interessados podem realizar inscrição direto na Casa ou no Centro do Idoso, após é feito uma seleção com uma visita a domicílio para conhecer a realidade e as necessidades dos idosos e se a casa vai poder ajudar em algum sentido.


Doações


“Nossa instituição funciona através de doações e de uma parceria com a prefeitura, que nos fornece alimentos para produção do almoço e a cedência de três funcionárias. Ficamos muito felizes com todo o auxílio que recebemos inclusive o carinho com os nossos idosos. Toda a ajuda é muito importante, pois alguns estão em vulnerabilidade social”, reforça a importância das doações, Cássia.


Os interessados em colaborar com qualquer tipo de donativo ou ainda ser voluntário, pode realizar diretamente na Casa Dia Vicente de Paulo, localizada na rua 24 de Agosto, 367, bairro São Bernardo ou ainda entrar em contato através do telefone 53 – 99961- 2800.


Fotos: Paulo Batista


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page