top of page

Bagé celebra convênio para Segundo Tempo Paradesporto com Ministério do Esporte


A assinatura do convênio com o Ministério do Esporte prevendo a instalação do Programa Segundo Tempo Paradesporto foi celebrado na última semana de 2018 e foi publicado no dia 28 de dezembro, no Diário Oficial da União.


Inédita na Rainha da Fronteira, a iniciativa teve seu projeto apresentado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e, quando em funcionamento, será desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em um núcleo, no Ginásio Presidente Médici (Militão). O objetivo será atender, prioritariamente, pessoas com deficiência, proporcionando a prática de atividades físicas, culturais e de lazer através do estímulo à prática de esportes adaptados.


O programa, conforme a Prefeitura de Bagé, atenderá 60 pessoas, desenvolvendo atividades coletivas como futebol para deficientes físicos e paralisia cerebral, vôlei sentado para amputados e badminton para deficientes auditivos. Já as práticas individuais consistirão em bocha, atletismo, tênis de mesa, xadrez e dama.


O secretário da Geplan, Eduardo Deibler, destaca atenção que o governo deu para as pessoas com deficiência, inclusive mudando a nomenclatura da Secretaria de Saúde, uma reestruturação administrativa, demonstrando o olhar da gestão para que possui alguma deficiência, inclusive na prática de políticas priorizadas para essa população. “Estou muito feliz porque nunca se viu um projeto desses na região. Realizamos um trabalho muito rápido, onde realizamos uma articulação entre Bagé e o atual Ministério para logo começarmos a execução do projeto”, enfatiza Deibler.


De acordo com informações da Geplan, o convênio vai ser bem estudado para ser executado, entre as secretarias envolvidas. O valor conveniado é de R$ 152.062,00 e uma contrapardida do município de R$ 6.020,08.

Já o responsável pela Sejel, João Schardosim, ressalta que Bagé já possui um histórico de atletas paraolímpicos. “Nossa administração tem demonstrado atenção com as pessoas com deficiência, inclusive, em 2018, realizamos a 1ª Paraolímpicas do município. Nosso objetivo é sempre ampliar as atividades e desenvolver a aptidão de cada assistido.


É importante destacar, que o programa não é para desenvolver esporte de alto rendimento, e sim atividades lúdicas, de socialização, promoção da autoestima através da prática esportiva para a superação de limites”, pontua.


Segundo o prefeito, Divaldo Lara, o programa consolida o esforço da comunidade na inclusão de pessoas com deficiência. "Esta conquista é o primeiro passo para que nossa cidade se torne um centro paradesportivo, propiciando atividades a um setor da comunidade que demanda a solidariedade de todos. Somos multiplicadores e transformadores de nossa realidade local", argumenta.

Fotos: Rodrigo Sarasol


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page