Governo de Bagé investe em qualificação para Agentes Comunitários de Saúde

Com mais de 130 Agentes Comunitários de Saúde – ACS, o Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com , realiza desde o início da atual gestão cursos direcionados para suprir dúvidas e qualificar as equipes que realizam acompanhamento diário em 25 unidades de saúde do município.
Segundo o titular da pasta, Mário Mena Kalil, uma parceria com a Universidade da Região da Campanha – Urcamp e com a Secretaria Estadual de Saúde viabiliza a capacitação dos agentes. “É muito importante que a equipe tenha a oportunidade de qualificar o seu trabalho, pois reconhecemos a relevância destes profissionais que constroem um elo entre a comunidade e o posto de saúde do bairro”, ressalta.
Os temas abordados desenvolvem situações como pré-natal, imunizações, infecções sexualmente transmissíveis – IST’s e primeiros socorros. Para a coordenadora dos agentes, Joseane Mesquita, o trabalho já gera resultados. “Parece que é só uma visita, mas é muito mais. A atividade realizada por estes profissionais faz toda a diferença na qualidade de vida da nossa comunidade”, diz. Joseane comenta ainda que o mais importante é o respaldo recebido por parte da secretaria. “Nós temos um diálogo muito aberto com o secretário que busca atender as nossas demandas e tem investido na qualidade dos serviços desta equipe”, afirma.
Para este ano, a equipe deve retornar ao programa de capacitação a partir de março. “Já estamos organizando o cronograma para reiniciar as capacitações, que serão realizadas também no setor de biometria, com foco na redução de afastamentos por motivos de doença. Esta será uma reciclagem, pois já estamos tendo resultados positivos” encerra a coordenadora.
Atendimento humanizado
O diferencial do trabalho executado pelos Agentes Comunitários de Saúde é a sua interação com a comunidade. Segundo a agente que atua há seis anos no Centro de Referência Centro Social Urbano, Maristela dos Santos, o trabalho mescla profissionalismo e cumplicidade. “Amo o que eu faço e sou apaixonada pela minha comunidade. Antes de atuar como agente eu não sabia da importância desta atividade”, comenta Maristela.
Entre as atividades realizadas no bairro, está as atribuições com o cuidado com gestantes, idosos, acamados e domiciliados, onde além do controle de vacinação das crianças e gestantes, o agente também é responsável pelo agendamento e encaminhamento da visita médica na casa daqueles que não possuem mobilidade para se deslocar até o posto. “A equipe também é responsável pela triagem para estas visitas específicas”, comenta Joseane.
Para a moradora do Bairro Bonito, Vanusa Rodrigues, 48 anos, a dedicação da agente faz toda a diferença. “Sou diabética e ela está sempre lá em casa, me perguntando como estou e se preciso de alguma coisa. Os cuidados dela fazem a diferença no nosso atendimento no posto de saúde”, frisa Vanusa. Já para Aide Cardoso, 80 anos, que reside há mais de 20 anos no bairro com a irmã, Neci Cardoso, 78 anos, que possui condições de domiciliada, a visita médica na residência é muito importante para Neci que tem dificuldades para se deslocar até o posto de saúde. “A Maristela é um anjo para a gente, minha irmã não pode ir ao posto, aí ela vem aqui e traz o médico aqui em casa. Quando precisamos ligamos para ela e ela não tem hora para nos atender”, diz Aide.
Fotos: Patrícia Leal