Nova carteira de identidade a partir de março

O Rio Grande do Sul adotou o novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI). A ação visa alinhar os serviços do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), conforme previsto no decreto 9 278/2018, assinado pelo então presidente Michel Temer. A normativa entra em vigor a partir de 1º de março. Conforme a assessoria de imprensa do Estado, a nova carteira será amplificada, no que se refere à quantidade de informações. O cidadão terá direito a adicionar nome social; número do PIS/Pasep; CPF; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Certificado Militar; Título do Eleitor e número do documento da identidade profissional. O documento também poderá contar com informações complementares, tais como, tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que possam auxiliar no pronto-atendimento, em casos de emergência. Todos os dados poderão ser acessados de forma eletrônica, por meio de um QR Code impresso na parte interna.
De acordo com o repassado pelos funcionários do Posto de Identificação e Médico-Legal em Bagé, o sistema da nova carteira está em fase de testes até o final da semana. Na segunda-feira, as confecções iniciarão de forma gradativa, ou seja, com entregas apenas em março. A partir do mês seguinte, com o sistema já normalizado, a estimativa é de que os documentos sejam disponíveis aos cidadãos em até 10 dias, feita a solicitação. Entretanto, vale ressaltar que o modelo antigo continuará sendo emitido até 25 de fevereiro, em casos de emergência.
Cronograma
8 a 31 de janeiro - fase de testes do sistema e de treinamento dos servidores do IGP responsáveis pelo serviço. 31 de janeiro - prazo final para o encaminhamento de identidades no modelo a ser extinto, com prazo normal de entrega, em todo o Estado.
4 de fevereiro - Início do encaminhamento de CIs do novo modelo, que serão entregues a partir de 1º de março. Somente para situações emergenciais comprovadas serão emitidas carteiras de identidade no modelo a ser extinto.
26 a 28 de fevereiro - Suspensão do encaminhamento de CIs emergenciais em todo o Estado. Este período será utilizado para o processamento e emissão de todos os documentos solicitados até 25 de fevereiro.
1º de março- Início da operação do sistema de emissão do novo modelo de CI com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados.