Projeto de cisternas implantados em Candiota pode ser implantado em Hulha Negra

Em uma das primeiras atividades após o período de férias, o prefeito de Candiota Adriano Castro dos Santos esteve no interior do município, acompanhando o andamento das obra das Cisternas nas propriedades dos produtores. A visita foi acompanhada por uma comitiva de Hulha Negra com secretários de governo e Frei, do Instituto Padre Josimo, responsável pela execução do projeto.
“A visita serviu para que fosse conhecido o projeto, pois pretendem implantar o projeto no município deles. Compartilhando ideias e experiências é que se cresce”, ressaltou Adriano.
Entenda o projeto Como a escassez do hídrico na região é um problema em comum na Região da Campanha, principalmente no verão. O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), conseguiu um convênio através do consórcio com o Ministério de Desenvolvimento Social, para beneficiar famílias rurais de baixa renda com a implantação de cisternas com placas de 16 mil litros para captação e armazenamento de água de chuva.
O projeto que tem valor de R$ 1.002.199,22, será executado pelo Instituto Padre Josimo, beneficiando mais 150 famílias em Candiota. O objetivo do convênio promover o acesso à água para o consumo humano e animal, além de servir para a produção de alimentos, por meio de implementação de tecnologias sociais, em que o beneficiário passa por uma capacitação para atuar na obra da cisterna e também para manutenção da mesma.
A capacitação ocorreu paralelamente à construção demonstrativa de uma ou mais cisternas, tendo suas etapas coordenadas por um instrutor já experiente, que explica e demonstra as técnicas e os procedimentos de construção. A intenção do curso é estabelecer um padrão de atuação dos responsáveis pela construção que garanta a qualidade da tecnologia, evitando falhas que possam prejudicar ou até comprometer o funcionamento adequado da tecnologia.