top of page

Responsáveis pelo prédio Teorema são notificados

A pasta fez a solicitação de laudo de inspeção predial

No último dia 25, trabalhadores do Centro de Integração Comercial (Cic) e pedestres que passavam pela quadra do edifício Teorema assustaram-se com pedaços de reboco que caíram do prédio. No mesmo dia, a Secretaria de Segurança e Mobilidade (SSM) realizou o isolamento, colocando fitas na calçada e no estacionamento de motos.

A Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) foi acionada, e através do setor de fiscalização, realizou na segunda-feira (28), a solicitação do laudo de inspeção predial, conforme a Lei 4919/2010, que regulamenta a apresentação de Laudo Técnico de Inspeção Predial e Certificado de Conformidade do Corpo de Bombeiros, ao órgão municipal.

De acordo com o arquiteto da Geplan, Antonio Trindade, o sindico do prédio recebeu a notificação in loco e tem até 30 dias para emitirem o laudo, que deve ser realizado por um arquiteto ou engenheiro. “No laudo deve constar instalação elétrica, hidráulica, sanitária, estrutural, revestimentos, entre outros. O profissional vai fazer um check list de todo prédio, elencando todos os problemas encontrados e da mesma forma, indicando as soluções e o prazo para serem corrigidas”, explicou Trindade.

Ainda conforme informações da pasta, após o laudo de engenharia será possível saber a situação do prédio, bem como se há necessidade de expandir a interdição. O secretário Eduardo Deibler, lembra que a Prefeitura não é não é responsável pelos danos de prédios particulares, apenas pela fiscalização e cobrança de manutenção. “Nesse caso do Teorema, se o problema apontado for somente o revestimento, os responsáveis devem realizar o pedido de reforma à Geplan, que expedirá um alvará com autorização”, informa o titular da Geplan.

LEI Nº 4919, DE 06/08/2010

Estabelece a obrigatoriedade de obtenção da certidão de inspeção predial nas edificações que especifica, sua periodicidade e dá outras providências.

Art.2º - A apresentação do Laudo Técnico de Inspeção Predial obedecerá aos seguintes prazos, de acordo com a idade construtiva do imóvel:

I - a cada 10 anos, para edificações multifamiliares, públicas, uso misto, comerciais, industriais, institucionais, de lazer (grande porte ou com aglomerações humanas) com idade de conclusão entre 10 e 20 anos; II - a cada 05 anos, para edificações multifamiliares, públicas, uso misto, comerciais, industriais, institucionais, de lazer (grande porte ou com aglomerações humanas) com idade de conclusão entre 20 e 30 anos; III - a cada 03 anos, para edificações multifamiliares, públicas, uso misto, comerciais, industriais, institucionais, de lazer (grande porte ou com aglomerações humanas) com idade de conclusão acima de 30 anos.



 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page