Após reclamações no atendimento da UPA, Prefeitura de Bagé promete melhorias

Na noite desta quarta-feira (31), o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, se reuniu com médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e com a empresa Proativa Saúde, responsável pelo gerenciamento de profissionais da unidade. O objetivo foi aperfeiçoar o atendimento para a comunidade.
Após algumas reclamações referentes à UPA, o prefeito Divaldo Lara solicitou a secretário que buscasse soluções e realizasse um encontro com os profissionais do local. Durante a reunião, que ocorreu na própria unidade e durou cerca de 2h, os impasses foram dados pelo governo do município como sanados e os pleitos solicitados pela classe, foram atendidos.
O secretário informou que por ser um período de férias e, além disso, muitos profissionais estão saindo da cidade, é possível que neste primeiro momento nem todos os quatro médicos necessários por plantão estejam presentes na UPA, porém esta situação será sanada nas próximas semanas. O gestor da saíde também tranquiliza a população e garante que não passa de boato a informação de que a unidade seria fechada.
Manifestando a posição dos médicos, o representante da classe na ocasião, José Felipe Kalil, esclareceu a situação: “Tivemos pequenos problemas em algumas escalas, mas estamos resolvendo entre todas as partes. Nesta quinta tudo voltou ao normal. Com a entrada e saída de médicos entre fevereiro e março, ainda teremos que aparar algumas situações, mas esta instabilidade não vai afetar o serviço que segue funcionando a pleno”.
O diretor presidente da Proativa Saúde, Diego Marcos Gallina, também falou sobre o tema. “A reunião serviu para entrarmos em um consenso e possibilitar os anseios do grupo de profissionais. Os médicos saem fortalecidos e com as demandas atendidas pelo Governo Municipal”, declarou o Gallina.
O secretário criticou o posicionamento de pessoas nas redes sociais. “Lamentável que uma ou outra pessoa vá para a internet antes de procurar o diálogo com a administração pública. É a denúncia só pela denúncia, sem tentar ajudar a resolver o problema”, disse o secretário.
Mena ainda relatou que o município complementou o repasse do mês de dezembro por conta própria aos médicos, já que o Estado e o Governo Federal ainda não cumpriram com esta obrigação. “Quando este valor for depositado, iremos restituir o caixa da Prefeitura”, explicou o titular da Saúde.
Foto: Paulo Batista