Bagé e sua briga com Dnit para manutenção na avenida Santa Tecla

Localizada na BR 153, a principal via de acesso à Bagé, a avenida Santa Tecla é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela manutenção e limpeza da via. Porém, há mais de um ano o local não recebe manutenção e o município até então realizava ações para que fossem evitados acidentes, com atividades como tapa buracos, corte de grama, capina e pintura de meios-fios.
Contudo, o Governo Municipal foi informado pela Promotoria que a Prefeitura não pode investir no trecho federalizado. Segundo o secretário Ronaldo Hoesel, a administração municipal pode ser responsabilizada criminalmente pelas intervenções. “Tivemos uma reunião com o promotor e com o procurador jurídico, onde fomos informados que poderemos ser responsabilizados criminalmente se ocorrer alguma intervenção do município na via, porém não podemos deixar que a entrada da nossa cidade permaneça com aquele matagal, por isso frequentemente uma equipe para realizar a limpeza de meios-fios”, ressalta o secretário.
Ronaldo comenta que desde o ano passado não há intervenção por parte do órgão. Quando esteve em Brasília, em entre as agendas cumpridas na capital na última semana, o secretário se reuniu com o chefe da casa Civil, Onyx Lorenzoni, encaminhando, entre outras pautas, o pedido de providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, quanto às condições da avenida. “Entramos em contato com o Dnit através da Casa Civil, pois as condições de trafegabilidade na Santa Tecla estão péssimas. Além do risco eminente de acidente, existem outros transtornos. Solicitamos uma intervenção definitiva, pois o paliativo já foi efetuado e não gerou resultados”, ressalta o secretário.
Hoesel afirma que nesta semana, quando houve um grave acidente na via, o prefeito Divaldo Lara, solicitou intervenção urgente no local. “Não podemos deixar que mais acidentes como este ocorram na cidade. A equipe do Dnit nos informou que a manutenção da via aconteceria nesta semana, porém não vieram, sendo assim, nós entraremos com uma ação de responsabilidade para cobrar que o serviço seja realizado com urgência”, informa.