Candiota assina convênio com empresa para realizar castração em cães e gatos

Um fato que tem preocupado a comunidade de Candiota são a castração de cães e gatos no município. Ocorreram várias audiências públicas e encontros inclusive no Gabinete do prefeito Adriano Castro dos Santos. No último dia 29, foi assinado o termo de credenciamento do Processo de contratação de prestação de serviço para procedimentos cirúrgicos (castração), em Caninos e Felinos
De acordo com o termo de referência do Programa, para ter acesso gratuito ao serviço, é necessário ter renda familiar de até três salários-mínimos. Para requisitar o serviço é preciso ir até a secretaria de Saúde, no setor de vigilância sanitária com o Anderson Teixeira (conhecido como “Gariba”), onde será analisada a documentação da comprovação de renda, a situação do animal e assim será feita uma ficha com a autorização para o veterinário realizar o procedimento e então o dono do animal terá que levar esse documento ao profissional e marcar a data e hora do procedimento, bem como a retirada do bichinho. Caso o animal não seja retirado na hora combinada, fica passível de pagamento por tempo adicional.
Outro fator que está presente no termo, é que o pós-operatório, como cuidados e medicação, é por conta do dono do animal. A exceção são os problemas decorrente da operação.
Já os animais de rua poderão ser identificados pelos veterinários ou pelos cuidadores que são as pessoas identificadas pela comunidade. Nas castrações não está incluída a internação, ficando os animais errantes com responsabilidade a pessoa que levar o animal para o procedimento, ficando de cuidadora do mesmo, até o momento de soltar novamente, como uma casa de acolhimento voluntária.
Quando estiver disponível a internação, o veterinário ficará responsável pelo acolhimento desse animal de rua, sendo três dias para macho e cinco dias para fêmea e quanto à retirada dos pontos, também deve ser agendada com o veterinário. O veterinário cadastrado é Marcelo Duarte, mas a prefeitura não descartou que novos veterinários possam se cadastrar durante um ano.
O prefeito, Adriano Castro dos Santos, destacou que esse é um programa muito importante para o município. “Temos problemas com animais errantes que começará a ser minimizado com este programa, é uma questão de saúde pública e uma demanda que vem sendo debatida há tempos com a comunidade e que finalmente poderemos tirar do papel”, finalizou.
Foto: Léo Nunes