Aceguá, Candiota e Hulha Negra unidos em defesa da Ponte do Rio Jaguarão

Na busca em solucionar os impasses existentes até agora em torno do projeto de revitalização da Ponte do Rio Jaguarão pelo governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que hoje está vinculada à secretaria de Agricultura, ocorreu na tarde de quarta-feira (06), uma reunião no Gabinete do prefeito Adriano Castro dos Santos de Candiota, com o prefeito de Aceguá Gehrard Martens e o prefeito da Hulha, Renato Machado junto ao engenheiro da SDR, com o técnico responsável pelo projeto e também com o engenheiro do município, na perspectiva de solucionar problemas técnicos e dar agilidade ao início da obra.
“Esse é um momento de construção coletiva, conseguimos marcar para estarmos semana que vem em Porto Alegre, para ver o projeto já com alguns ajustes feitos pelos engenheiros, que farão a reformulação dos detalhes técnicos e finalmente poderemos dar início às obras”, ressaltou Adriano.
A pressa é em decorrência também das fortes chuvas ocorridas no mês de janeiro, que além de ter agravado as estradas, também castigou a ponte que liga os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota, que também é usada por Pedras Altas para ter acesso a Bagé.
Pauta antiga
Conforme a Assessoria de Comunicação de Hulha Negra, a mudança no projeto da construção da ponte sobre o Rio Jaguarão chegou a ser debatido em abril de 2018. Na época os representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e o deputado estadual Fábio Branco (MDB) discutiram a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na divisa entre os municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa.
Durante o encontro, agendado pela vereadora de Aceguá, Liziane Jardim (MDB), o presidente do Cideja e prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, entregou ao deputado um relatório fotográfico que aponta as condições da estrutura atual.
Ainda de acordo com AsconHN, o processo licitatório foi realizado e a empresa que irá realizar a construção da nova ponte já está definida. No entanto, engenheiros da construtora, em comum acordo com técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), identificaram a necessidade de alterações no projeto.
Foto: Raíssa Vargas