SMED informa sobre matrículas e vagas na rede pública

A Central de Vagas da Secretaria de Educação e Formação Profissional (Smed) esclarece que os pais ou responsáveis que perderam o período de matrículas no Ensino Fundamental, que ocorreu de 02 a 11 de janeiro nas escolas municipais, ainda podem procurar as escolas da rede municipal para efetuar a matrícula.
Já no caso da Educação Infantil, o setor informa que a Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013, obriga que os pais ou responsáveis por crianças que estiverem com quatro anos completos ou mais devem procurar, até dia 31 de março, as escolas para realizarem a matrícula na etapa pré escolar.
A Smed informa também que os níveis de berçário e maternal são optativos. Quem desejar pode colocar a crianças em lista de espera, a partir de 28 de março, já que foi realizado um processo seletivo iniciado no ano passado, através de inscrições online, iniciadas em 29 de outubro de 2018 no site oficial da Prefeitura (www.bage.rs.gov.br). O processo foi amplamente divulgado na imprensa local, encerrado com a efetivação das matrículas no dia 19 de dezembro.
As crianças não contempladas estão automaticamente na lista de suplência e, tão logo haja vaga, serão chamadas. Já a Educação para Jovens e Adultos (Eja), iniciou o período de matrículas para todas as etapas no dia dois de fevereiro. O prazo final para os interessados é 31 de março.
Foto: Capturada da internet/Getty Images