EM BAGÉ Sorteio das 600 moradias do programa Minha Casa Minha Vida lotaram o Militão no sábado e dom

Primeira contemplada no sorteio de sábado
Quem esteve presente no sorteio das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida - Residencial Nossa Senhora Auxiliadora e Residencial Sagrada Família- , presenciou um misto de emoção, realização de sonhos e expectativa. Isso porque o Ginásio Militão ficou lotado com os candidatos às unidades que já estão sendo construídas na zona norte da cidade.
No primeiro dia, desde muito antes do horário marcado, já havia fila para a entrada no ginásio, que teve os portões abertos pontualmente às 8h. Os primeiros a serem sorteados foram os idosos, que tinham 3% das vagas reservadas, de acordo com os critérios determinados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Em seguida, foi a vez das famílias que acumulavam dois ou mais critérios prioritários. O terceiro grupo foi o de deficientes físicos, ainda de acordo com os critérios estabelecidos pela Caixa. Após, teve início o sorteio geral, no qual os candidatos prioritários que não foram contemplados tiveram nova chance, ao entrar para lista geral.
Cada sorteado uma história
Por volta de 9h30min iniciou efetivamente o sorteio, que se estendeu até às 16h15min, no sábado. A primeira sorteada não estava presente, mas na segunda bolinha a emoção tomou conta do ginásio. Carmiranda Conceição, 69 anos, disse que nunca teve casa e realizaria um desejo antigo. “Essa noite nem dormi de tanta ansiedade. Vai morar eu e Deus”, resumiu.
A comerciária Sílvia Martinez, de 37 anos, fazia aniversário no sábado e foi contemplada enquanto estava trabalhando, mas foi até o Militão para comemorar. “Foi o melhor presente que eu poderia ter. Me ligaram e me avisaram.

Eu tinha esperança sim, porque tenho fé no meu Deus”, contou, complementando que vai morar na casa nova com os dois filhos.
Diversas pessoas se revezaram nos globos de sorteio, entre secretários, coordenadores, vereadores e até mesmo populares.
Alguns presentes passaram mal, tamanha a emoção. Foi o caso da diarista Liliane Rodrigues, de 40 anos, que precisou ser atendida pela equipe de saúde. “A emoção foi imensa, sempre foi meu sonho a casa própria. Vai ser um presente pra minha filha de nove anos também, que faz aniversário mês que vem. Estamos morando de favor há cinco anos na casa do meu pai”, contou.
Patrícia da Silva, de 37 anos, também precisou de atendimento. A filha, Diuliana Santana, de 19 anos, contou que a mãe há pouco perdeu a casa e mora de favor na casa do pai, por isso a emoção.
Se alguns concorriam pela quarta vez, outros já tiveram sorte de primeira. Foi o caso de
Rosane Beatriz da Silveira, de 61 anos, que foi contemplada já na primeira tentativa. “É um sonho porque moro de aluguel há mais de dez anos. “É uma felicidade muito grande, ainda mais porque minha irmã ganhou também. Nunca é tarde para realizar um sonho”, disse.
Dainese Machado Veleda, de 78 anos, concorrente pela quarta vez, deu um depoimento. “Deus me ilumine que desta vez eu ganhe, porque ainda não perdi a esperança. Enquanto não sair, eu continuo tentando”, disse ela antes de ter sido contemplada no grupo geral. Após ser sorteada, a idosa nem conseguia falar..
A sorte pregou uma peça em Queli Rodrigues, de 35 anos, do lar. Na parte da manhã, ela chegou a pensar que tinha sido sorteada, mas era apenas um número parecido. Mas, durante a tarde, finalmente saiu o número e ela mal podia acreditar que agora era real. “Cheguei a ir na frente de manhã, pensando que era eu e me decepcionei muito quando vi que não era.
Cheguei a perder as esperanças. Já é a quarta vez que me inscrevo. Moro com meu pai que me sustenta com meus dois filhos” explicou.
Toda uma estrutura foi montada para receber bem as pessoas. Brinquedos infláveis para as crianças, lancheria, pipoca e água fizeram parte da infra estrutura do evento, que foi transmitido em flashes pela Rádio Cultura.
Xará do prefeito, Divaldo de Souza, agricultor de 61 anos, foi um dos contemplados. “Mais sorte impossível. Faz tempo que luto, porque moro de aluguel. Vai ser uma bênção”, resumiu.
Depois dos 300 sorteados, a equipe sorteou, ainda, 90 suplentes, que entram caso algum dos titulares, ao comprovarem as informações, não atenderem a todos os critérios da CEF.
Os próximos passos são levar os documentos na Smasi, com datas a serem confirmadas. A expectativa anunciada por Divaldo é que ainda neste ano as famílias contempladas possam estar em suas novas casas.
No sábado foram sorteados 300 apartamentos do núcleo Nossa Senhora Auxiliadora, entre mais de 1,2 mil inscritos. Já no domingo, foi a vez dos candidatos que concorreram a 300 residências, localizadas na Avenida Espanha, no residencial denominado Sagrada Família.
