Em festa dos seus 39 anos, PT de Candiota mostra força e unidade

Artemio Parcianello
O Partido dos Trabalhadores de Candiota realizou um jantar na sexta-feira (22), para seus militantes, filiados, simpatizantes, partidos amigos da sigla que fazem parte da administração petista no município, no CTG Luiz Chirivino, localizado em Dario Lassance.
Com muita animação musical, discursos, palavras de ordem e com a presença de lideranças, como o ex-ministro Miguel Rosseto, deputado estadual Luiz Fernando Mainardi e deputado estadual Zé Nunes, entre outros, uma noite onde foi mostrado força e muita unidade.
Para o prefeito Adriano Castro dos Santos, o PT quando teve a frente do governo federal balizou muito o trabalho das prefeituras, principalmente da metade sul, onde até então havia grande dificuldade. Na região ocorreram governos petistas, em Bagé com Luiz Fernando Mainard , Dudu Colombo, em Hulha Negra com Fernando Campani, Erone Londero, em Candiota Luiz Carlos Folador e em Pinheiro Machado Luiz Fernando Leivas, que conforme o prefeito Adriano foram todos baseados na construção coletiva e num projeto social de desenvolvimento das classes menos favorecidas da sociedade. “Hoje o governo de candiota coloca uma gestão totalmente voltada com a ideologia petista , que é da gestão participativa. Nesses 39 anos, considero que o grande ganho para comunidade da administração petista em Candiota é a participação coletiva. A comunidade se empoderou a decidir os rumos da sua cidade e a tendência é avançar”, afirmou e fez uma análise, “Nós precisamos nos remodelar , nos reorganizar para novamente , primeiramente mudar o PT , para aí sim vir a mudar o Estado , vir a mudar o Brasil, nos caminhos que o desenvolvimento que a gente entende necessário , principalmente com a classe trabalhadora , a classe camponesa , das mulheres , dos grupos de LGBT que são minorias nesse país e precisam de políticas diferentes para ter o seu desenvolvimento”, salientou afirmando que na região, Candiota possuí uma característica desenvolvimentista e por isso entende há de fortalecer Candiota dentro de um entendimento de construção regional “Nos ajudamos também a alavancar o desenvolvimento da região”, concluiu.
O secretário de Governo de Candiota, Artemio Parcianello, filiado no PT desde 1982, oriundo da agricultura familiar, pequeno agricultor, que acabou por ingressar no movimento sem terra e após um período onde foi líder, tornou-se vereador na Capital do Carvão na eleição de 2004. “Ao resgatar a história do PT é possível ver que é um partido que veio para resgatar o povo, para construir a partir de um povo trabalhador ”, analisou e prospectou da sua opinião que aquele que constrói a sociedade no dia a dia é o grande foco do partido dos trabalhadores, que é aquele que nasceu na base trabalhadora do campo, da base trabalhadora da cidade.
Parcianello destacou também que o PT é o trabalhador construindo sua base, construindo seu partido e suas políticas. “Eu quando entrei para o partido dos trabalhadores, meu pai foi MDB, depois PMDB e depois ele ingressou no PT quando eu comecei a militar. Isso ocorreu quando nós começamos a enxergar o que de fato é fazer política para o povo que precisa”, enfatizou. Então ao tomar esse caminho acabou por participar do Movimento Sem Terra, mas conforme suas palavras sempre conectado com o PT , “Pois quando eu ingressei no Movimento Sem Terra eu já era filiado ao PT”, e por ter uma lógica de construção de alternativa para aquelas pessoas, pequenos agricultores que tinha 10, 12 filhos que em um cenário de política nacional não dava alternativas para o homem ficar no campo. “Então corremos atrás de busca de espaço para que esses filhos , como um ou dois ficavam na terra dos pais, os outros tinham que migrar buscando alguma alternativa e por isso que o movimento surgiu”, explicou.
Lembrou que em 2004 se elegeu vereador pela sigla por três mandatos, agora secretário e segue tendo que dos 39 anos do PT, ser uma construção de um processo que os próprios trabalhadores definiram as suas políticas e o que é bom para o trabalhador não para o grande empresário ou o grande dono de terras, então quem deve definir a política para o contratado é o próprio, definindo suas políticas, suas diretrizes , seu s objetivos e ir construindo uma sociedade melhor. “Muito me orgulha de estar hoje comemorando os 39 anos do PT, partido este que nasceu para defender os trabalhadores, lutando por igualdade”, comemorou a militante petista Rafaela Ortiz de Candiota.

“O PT é único Partido onde teve uma mulher eleita como presidenta, que muito nos orgulhou dando seguimento dos governos Lula, e que a direita por não aceitar perder mais uma vez por uma mulher de luta, realizaram o golpe onde desde então quem vem sofrendo é o povo. Que hoje tem um presidente que com menos de 60 dias vem mostrando para que veio, acabando com todos direitos conquistado pelos trabalhadores. E o PT mostra que segue forte e será oposição de todo ou qualquer projeto que vem para tirar direitos dos Trabalhadores, sendo Resistência”, ressaltou.
Já Emerson Capelesso, de Hulha Negra, com 18 anos de história no PT, enfatizou os alguns programas feitos pelo seu partido. “O Brasil Rural sempre foi esquecido e o partido dos trabalhadores colocou isso na pauta e com muitas conquista. Se nós pegarmos o Luz Para Todos que levou energia elétrica para milhões de brasileiros , se nós pegarmos o Pronaf que foi o que levou o acesso ao crédito e a programas de agroindústria , crédito para mecanização, crédito para produção, custeio , crédito com subsídio que potencializou todo o desenvolvimento na agricultura, a modernizando em todo o país. Pegamos também um conjunto de programas que teve Paq – Programa de Aquisição de Alimentos, para ajudar na diversificação da estrutura da produção agrícola de base diversificada. Os programas que ficaram mesmo ao terminar o governo , mas são programas institucionais importantes, o Penae que vai para alimentação escolar”, apresentou.

Essa construção, para ele, é feita com a mão de muita gente, lutadores que tem o compromisso com um mundo melhor, com um mundo mais justo e para o meio rural isso é de grande valia. “Nós hoje temos na agricultura uma condição de vida muito melhor, nós estamos começando a perder conquistas, é verdade, mas com uma condição mais favorável do que nós tínhamos antes do PT chegar ao poder , muitas coisas que foram conquistadas a partir da luta, ainda antes, de estar governando o país. Então é importância a gente valorizar e comemorar essas vitórias e preparar para continuar nessa lutas para um país melhor onde se leva desenvolvimento, distribuição de renda, qualidade de vida e alimento saudável para toda a sociedade”, finalisou.

Prefeito Adriano Castro dos Santos

Rosseto viajou de ônibus para prestigiar a atividade

Ronald Mansour e Raíssa Vargas: O PT mostrou sua juventude
Fotos: Especial JornalGente.com