top of page

Candiota se mobiliza em defesa das estatais gaúchas

Ocorreu na segunda-feira (11), puxada pela vereadora licenciada e secretária de Planejamento de Candiota Fernanda Santos (PT), que sempre teve sua atuação ligada ao movimento sindical, uma importante reunião com expressiva participação dos sindicalistas de Candiota e Região, junto com entidades do Sintec, Sinergisul, Adefers e Sindicato dos Mineiros. Na pauta do encontro a defesa da CRM, CEEE e Sulgás.


Juntos, Executivo, Câmara de Vereadores de Candiota e as entidades presentes tiraram o dia 25 de março para uma grande audiência pública no município de Candiota, onde irão apresentar todos os argumentos em defesa do patrimônio público, em especial a CRM, que é patrimônio candiottense e passa no momento por um sério ataque dos defensores da privatização, se aproveitando das investigações de desvio de condutas de alguns diretores da mineradora.

"Nós ainda lutamos para ter o plebiscito, para termos a possibilidade de mostrar para a população do Rio Grande o quanto é importante a CRM,CEEE, a Sulgás, o Banrisul e a Corsan", manifestou o prefeito Adriano Castro dos Santos.


Para Fabrício Vilneck Cavalheiro, presidente da Associação dos Funcionários Públicos em Defesa das Estatais e do Patrimônio Público (Adefers) a realização do ato é muito importante para mostrar entre outros fatores das estatais, o quanto a CRM é impulsionadora da economia local. "A cidade de Candiota foi criada a partir da extração do carvão, da geração de energia e devemos realizar todos os esforços para manter-la pública, assim como a as outras estatais, pois quem vai perder com essas privatizações é o povo gaúcho", enfatizou.


A secretária Fernanda Santos informou ao GenteJornal que já estão confirmados a presença na audiência do dia 25 os deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores, Sofia Cavedon, Zé Nunes, Jeferson Fernandes e o secretário geral do PT estadual, ex deputado Nelsinho Metalúrgico (PT). Outros nomes convidados faltam confirmar.


Outro campo de batalha em defesa das estatais são as moções de apoio das Câmaras de Vereadores, que em Candiota foi apresentado pelo vereador Fabiano Oswald (PT) e aprovada pelos vereadores da Câmara, que já se manifestaram publicamente contrários a PEC apresentada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), que exclui a obrigatoriedade de ocorrer plebiscito para venda das estatais do Rio Grande do Sul.

Foto: João Mauricio/Especial GenteJornal.com


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page