EDITORIAL Dia da Constituição Brasileira

Nada mais sugestivo do que falar da política brasileira no dia em que se celebra o Dia da Constituição Brasileira. Oficialmente “A Constituição é o conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos, a fim de organizar o país”.
Já o que se presencia são exemplos oblíquos e questionáveis de uma grande parte daqueles que juram proteger e respeitar a Carta-Magna, que são vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidentes, além dos estafes de agentes públicos que acompanham cada mandato.
Como resultado aflorou na população a discórdia política ao invés da unidade pela mudança. Já nas ruas o que é vivido são ações homóficas, excludentes, racistas, preconceituosas e de visível ataque a integridade física feminina.
Os lobos da velha política em plena vantagem incorporam este verdadeiro espírito de segregação para cegar as grandes massas populares para fazer valer a sua verdadeira vantagem. Um país soberano, livre e com desenvolvimento econômico e social.
A data foi quando o Imperador D. Pedro I assinou a primeira Constituição Brasileira, parte importante do processo de independência do Brasil. A atual constituição é a de 1988, a sétima constituição brasileira.
1º Constituição (Constituição do Império do Brasil) – 25 de março de 1824.
2º Constituição (Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil) – 24 de fevereiro de 1891.
3º Constituição (Constituição Brasileira de 1934) – 16 de julho de 1934.
4º Constituição (Constituição Brasileira de 1937, conhecida por “Polaca”) – 10 de novembro de 1937.
5º Constituição (Constituição de 1946) – 18 de setembro de 1946.
6º Constituição (Constituição Brasileira de 1967, conhecida por ter legalizado o regime militar no Brasil) – 24 de janeiro de 1967.
7º Constituição (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988) – 5 de outubro de 1988.