Smasi e Urcamp trabalham em cooperação mútua
- Jornal Gente
- 29 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, nesta terça-feira (26), em reunião com Jaqueline Flores de Oliveira, professora no curso de enfermagem da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) firmaram compromisso beneficiando alunos da instituição e atendidos pelo Centro do Idoso. Estagiários do curso de enfermagem trabalharão na promoção da saúde do idoso no Centro do Idoso e na Casa Dia.
Na Casa Dia, as atividades promovem mobilidade, estimulando as capacidades fisiológicas e respiratórias como dançoterapia e caminhadas; atividades de estímulo às funções cognitivas - como musicalização; aromaterapia; atividades de estimulação ao tato, paladar e memória; atividades de relaxamento e promoção da saúde física e mental - como massoterapia, reike, auriculoterapia e sessão de filmes.
O projeto inclui, também, alfabetização medicamentosa das idosas acerca do controle e processo medicamentoso; investigação das condições de vulnerabilidade clínica, funcional e déficit cognitivo, para o estabelecimento de planos de intervenção. O objetivo também é proporcionar rodas de conversas acerca da saúde psicossocial do idoso; promover o cuidado de enfermagem embasados nas diretrizes do cuidado ao idoso e sistematizado com o processo de enfermagem.
O Centro do Idoso contará com oficina ministrada pelos alunos de Enfermagem. Atividades de estimulo às funções cognitivas, como musicalização, aromaterapia, atividades de estimulação ao tato, paladar e memória; investigação das condições de vulnerabilidade clínica, funcional e déficit cognitivo, para o estabelecimento de planos de intervenção; rodas de conversa acerca da saúde psicossocial do idoso; entre outras atividades.
A oficina conta com 20 vagas que estão com as inscrições abertas e previsão do começo das aulas no dia 04 de abril.
Foto: Divulgação
Comments