Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e Coordenadoria do Bem Estar Animal realizam doação de c
A Prefeitura, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM), em parceria com a Coordenadoria do Bem Estar Animal, realizou, na semana que passou a entrega de 17 cavalos aos candidatos à adoção. A ação faz parte da campanha pelo bem-estar animal, onde candidatos para a adoção de cavalos apreendidos passam por um processo criterioso para acolher animais recolhidos na zona urbana da cidade.
Os animais são colocados para adoção após serem recolhidos nas ruas e logradouros públicos. Após o período sem a regularização da situação, quando proprietário não comparece para retirada, os animais são encaminhados à adoção. Segundo a coordenadora da CBEA, Thais Brasil, o processo de adoção é exigente e preza pelos cuidados do animal. “Os animais permanecem a disposição do dono por 15 dias, segundo legislação vigente, e semanalmente fechamos lotes para adoção, quando os interessados têm a oportunidade de vir até a sede da Coordenadoria e selecionar o animal de seu interesse”, ressalta.
O secretário da SSM, Luís Diego Soares, informa que o recolhimento dos animais acontece com base na Lei 5.537, em vigor desde 2015, que regulamenta a posse e guarda responsável de animais de médio e grande porte. A multa por animais em vias públicas é de R$ 1,7 mil mais a diária no valor de R$ 85,00.
Termos de adoção
Os interessados em adotar um dos cavalos precisam comparecer na Coordenadoria do Bem Estar Animal, na Av. Santa Tecla, 2780, às quartas-feiras, das 8h às 14h. É necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de área rural. O interessado passa por uma avaliação para definir se está apto e assina um termo de adoção, contendo várias cláusulas e uma declaração de que o animal será levado para a zona rural, não podendo, em hipótese alguma, mantê-lo na parte urbana da cidade, mesmo que em pátio fechado.
Cadastro de Carroceiros
O cadastramento dos carroceiros é realizado nas quintas-feiras, no turno da manhã, com o emplacamento das carroças e orientações aos proprietários. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSM).
A regularização das carroças visa orientar os proprietários sobre os cuidados básicos, como rotina de trabalho, alimentação, animais de tração, peso de carga, vacinação, verificação e condições gerais, as orientações serão fornecidas por um médico veterinário.