NOTA DE PESAR

A comunidade bageense lamentou o falecimento do pintor e gravurista, Danúbio Villamil Gonçalves, aos 94 anos, em Porto Alegre, na manhã deste domingo, 21 de abril. A Prefeitura de Bagé, através do prefeito Divaldo Lara decretou luto oficial de três dias. Diz a nota oficial:
"Danúbio representa para Bagé o que temos de melhor nas artes visuais. Sua arte é o resultado da sensibilidade oriunda do campo e da cidade. Junto com Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti e Carlos Scliar formou o Clube Amigos da Gravura de Bagé e o Clube da Gravura de Porto Alegre.
Com o Grupo de Bagé revolucionou a pintura e a gravura brasileira apresentando forte conteúdo social em sua obra, principalmente na série “Xarqueada”, o mais importante registro da era do charque.
Danúbio, artista de renome nacional, mesmo percorrendo o mundo com suas exposições e sendo premiado em todos os lugares, sempre se dedicou ao ensino da arte, lecionando no Atelier da Prefeitura de Porto Alegre e na UFRGS. Danúbio e sua querida terra natal Bagé sempre estiveram em comunhão.
À família, aos amigos e aos bageenses todos, as mais sinceras condolências por esta inestimável perda".
Foto: Reprodução