CANDIOTA Morador mostra preocupação com preservação do patrimônio histórico e Secretário apresenta t

Em participação à rádio Difusora, o morador de Candiota José Silveira destacou por telefone que a Secretaria de Cultura necessita tomar providências ao desmanche que ocorre no patrimônio público do município, principalmente dos prédios tanto pelo tempo como também por vândalos. A sua manifestação foi apoiada por outros moradores através do WhatsApp.
Silveira apontou a necessidade em preservar a história, tradições e cultura de Candiota. Por isso a necessidade para restauração e conservação dos pontos históricos, além de entender que medidas deveriam ser tomadas para cercar áreas para diminuir o impacto no que resta de locais e prédios como Casarão do Passo dos Tigres.
O GenteJornal falou com o secretário de Cultura do Município Sergio Marques que confirmou da Secretaria estar trabalhando em três frentes no que se refere a área de patrimônio histórico: Projeto com o IPHAE para elaboração do inventário municipal dos prédios históricos, que conforme ele a situação é aguardando IPHAE para visitação técnica. O outro projeto é com a Universidade Federal de Pelotas, mais precisamente no curso de arquitetura para mapeamento e desenvolvimento de projetos para o patrimônio histórico edificado do Município, que adianta do prazo ser 18 meses e encontra-se no sétimo mês. “O projeto do FAC pro cultura com parceria do IPHAE para educação patrimonial encontra-se em fase de conclusão de cadastro junto SEDAC”, concluiu.
Foto: Acervo do historiador Claudio Greco Castaneda