EDUCAÇÃO Vereadores de Bagé se mobilizam em defesa da Unipampa e IFsul

Visita na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) / Fotos: Bárbara Cunha
Nesta terça-feira (14), os vereadores Geraldo Saliba - O Loco Véio (PTB), Lélinho Lopes (PT), Rafael Fuca (PT) e Elidiane Lobato (MDB), estiveram em visita na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul), representando a Frente Parlamentar em Defesa das universidades e institutos federais, que foi implantada na Câmara de Vereadores de Bagé.
O primeiro encontro foi na Ifsul, onde os vereadores se reuniram com o chefe do departamento de administração, Manoel Silveira, Anelise Santana, chefe do departamento de ensino e, Daniel Santana, coordenador do núcleo de base do sindicato Sinasefe.
O responsável pelo departamento de administração mostrou extrema preocupação com o possível corte no custeio básico da instituição e, informou que serão bloqueados em torno de R$ 16 milhões ao ano dos 14 campus que possuem. No momento, o Ifsul possui 595 estudantes e, em 9 anos de fundação, já formou mais de 705 alunos.
Após, se juntaram aos demais vereadores, os edis Beatriz Sousa (REDE) e Luis Alberto (PSB), em reunião com os representantes da Unipampa, o reitor, Dr. Antônio Fantoura Hansen; o pró-reitor, Luiz Hamilton Tarragô e, sua equipe.
Na instituição o corte pode chegar, aproximadamente, em R$ 19 milhões/ano nos 10 campus que possuem. De acordo com o proponente da frente parlamentar, Lélio Lopes, o medo dos vereadores é que aconteça em Bagé o fechamento das instituições, "Não queremos um retrocesso no ensino e sim, que cada vez mais seja investido na educação".

Visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul)