BAGÉ Secult lança projeto de valorização cultural no Parque do Gaúcho
Para valorizar o turismo campeiro, a Secretaria e Turismo (Secult) lança, na Semana de Bagé, o projeto “Eu Sou Gaúcho”. As práticas do cotidiano do homem do pampa, que fazem parte do patrimônio imaterial, que são uma fonte inesgotável de artes e práticas não comuns a outras regiões, são o foco da iniciativa.
Bagé é conhecida como cidade mais importante do pampa sul riograndense. Por isso, a construção de um produto turístico cultural é necessária por ser matriz das vivências mais cotidianas. O “Eu Sou Gaúcho”, segundo o projeto escrito que justifica a atividade, surge dentro deste universo amplo de apresentação desta cultura, não só como produto turístico, mas também como fortalecimento do modo de vida local.
As lidas campeiras, a gastronomia e o artesanato são o eixo do projeto, que, segundo a secretária da pasta, Anacarla Flores, busca como parceiros as entidades tradicionalistas e entidades afins.
O objetivo é oferecer cultura voltada à tradição do Pampa Gaúcho como produtor turístico local. As atividades têm início no dia 14 de julho, dentro da Semana de Bagé, com atrações gastronômicas, lidas campeiras, com periodicidade mensal.
“Nosso objetivo principal é mostrar nossas tradições gaúchas, parte cultural, lidas campeiras, culinária, que são nosso principal produto turístico. Vamos proporcionar isso em um espaço que é do município, que é o Parque do Gaúcho, em uma parceria com os PTG´s e CTG´s, que têm essa vivência”, explica Anacarla.