POLÍTICA Prefeito de Candiota foi o entrevistado de hoje do programa ‘Jornal Difusora’

Prefeito Adriano Castro dos Santos falou e respondeu perguntas sobre diversos temas sobre Candiota nessa quarta-feira (22) no programa Jornal Difusora.
Carvão Mineral / Privatizações
Candiota está constantemente em luta na defesa do carvão mineral. A privatização sem uma política nacional para o carvão causa preocupação pelo impacto que vai ocorrer. “Sou contra a privatização”, salientou e deu como exemplo a forma usada pelo governador Antonio Brito que privatizou por privatizar e o resultado foi ver a CEEE, que parte foi privatizada e todas as dívidas ficando com o Estado.
Defendeu os projetos privados que ocorrem em torno do carvão como a UTE Pampa Sul e a Ouro Negro, assim como a CGTEE e outras empresas localizadas no município.
Hoje a população é exigente quanto aos possíveis danos ambientais. "Isso é muito importante".
Estradas no município
O foco está nas patrulhas mecanizadas para atender a extensa área que abrange todos os sete municípios que compõem as cidades do consórcio Cideja: Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Aceguá, Piratini, Herval e Pedras Altas.
No município no período de safra foi atendido quase que na totalidade das estradas. A chuva gera alguns problemas, mas que conforme o prefeito a capacidade de reação do governo é mais rápida. “Os pontos onde temos problemas, a comunidade vai entrando em contato e a gente vai recuperando”, salientou.
Comunicação com a população
Tem Alô Prefeito que é contato direto com o prefeito, tem o atendimento diário com a população que não é preciso marcar horário para falar com ele, além das redes sociais e por ser uma cidade pequena o contato é direto.
MAC
Perguntado por um ouvinte sobre as quatro empresas que fazem todo escoamento do carvão mineral e cimento na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC). “O asfalto na frente da CGTEE virou um atolador”, respondeu que esse realmente é um dos locais críticos que a Usina já fez duas licitações para fazer naquele trecho. Agora em vias da realização de outro. Enquanto isso não ocorre a forma é fazer trabalho paliativo.
A Mac é um problema antigo do município que seu governo tomou como foco de trabalho sem essa de ficar a discutir se tem que privatizar, federalizar, se é da CEEE, da CGTEE. “A população passa por ali. Por isso a Prefeitura tem investido e vai investir ainda mais”, declarou.
Sendo que está revitalizando trecho a trecho desde o ano de 2018 e isso vai ocorrer também em 2019. E no ano de 2020 a meta é a sinalização.
Gestão Participativa
Na Gestão Participativa o prefeito realçou o fato de serem direcionados até o final de seu mandato mais de R$ 10 milhões para que seja discutido e decidido o investimento com a comunidade.
Política
Sua trajetória a frente da Prefeitura de Candiota é de dois anos, que considera ter de ser consolidada ao término deste período, o que lhe faz ser otimista pelo trabalho que vem sendo realizado até agora.
A Câmara de Vereadores tem maioria e destaca que sempre que o parlamento foi chamado para projeto de importância para a cidade a resposta tem sido positiva. Por isso ele considera não possuir problema como ocorre em outras localidades.
Foto: Reprodução