PATRIMÔNIO HISTÓRICO Tombamento das edificações da Rural é apresentado em Bagé

Ocorreu na noite desta segunda-feira (28), a apresentação do Projeto de lei que altera a Lei Municipal nº 4.836/2010, tornando assim o conjunto de edificações da Associação Rural de Bagé, em Patrimônio Histórico, Natural e Paisagístico. Os proponentes são o presidente da Câmara vereadores Esquerda Carneiro (PTB), e a vereadora Sonia Leite (Progressista).
Conforme o presidente do Legislativo adiantou trata-se de uma necessidade em dar a um bem do município a possibilidade em captar recursos para sua conservação. “É uma inclusão na Lei já existente”, ressaltou ao explicar que o proposto chega de encontro em proteger uma centenária entidade fundada em 20 de setembro de 1904, por 94 ruralistas. É considerada a entidade mais antiga a realizar exposições feiras no país. Durante este período apenas nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais, não foram levadas a efeito as amostras agropecuárias.
O primeiro Estatuto Social da entidade foi redigido pelo político e diplomata brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil.
O próximo, passo ainda conforme Esquerda é que o Projeto vai tramitar na Câmara e posteriormente, sendo aprovada pelos vereadores vai para sansão do prefeito Divaldo Lara.
Foto: Bárbara Cunha