top of page

SAÚDE Campanha do Maio Vermelho orienta sobre a prevenção do câncer bucal


Quando descoberto precocemente, o câncer de boca chega a ter 80% de chance de cura / Fotos: Giovana Pereira

A Prefeitura de Bagé, por meio da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, promoveu, na manhã desta quinta-feira (30), uma ação de prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Boca, atividade alusiva à Campanha Maio Vermelho, que tem o dia 31 de maio assinalado como o Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal. O ato aconteceu na praça Silveira Martins.

Na ocasião, profissionais da odontologia da rede municipal distribuíram material informativo e escovas de dente à população, que também receberam orientações sobre a doença. A coordenadora municipal de saúde bucal, Juliana Deibler, destaca que o Maio Vermelho é o mês dedicado para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca e outras doenças, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidado, chegando a 80% de chance de cura quando diagnosticado precocemente.

A coordenadora explica que o câncer bucal é silencioso, mas pode ter alguns sintomas visíveis e que todos devem fazer o autoexame. “É importante observar ferimentos dentro da boca ou nos lábios que não cicatrizam. Mas, o ideal é que todas as pessoas visitem o dentista pelo menos de seis em seis meses, justamente para que, aparecendo qualquer indício de um tumor maligno ou lesão cancerígena, o profissional possa indicar tratamento o quanto antes“, alerta.

Quando existe a suspeita da doença, Juliana informa que, imediatamente, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde é solicitada uma biópsia, que também é fornecida pelo município. Em caso de confirmação, o usuário recebe todo o atendimento e tratamento necessário.

Nilce Quevedo Bauerman, de 48 anos, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “Sou fumante e por saber que esse é um dos fatores de risco, procuro regularmente o dentista da minha unidade de saúde. Achei essa iniciativa excelente, pois ainda existem muitas pessoas que desconhecem a doença. Parabéns a todos envolvidos, isso só mostra o quanto se preocupam conosco”, declarou.

Sobre o câncer de boca

O câncer da boca é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengiva, bochechas, céu da boca, língua e a região embaixo da língua. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2018 houve o registro de 14,7 mil novos casos, sendo 11,2 mil em homens e 3,5 mil em mulheres. A doença pode afetar pessoas de ambos os sexos, mas possui maior frequência em homens acima de 40 anos. Os principais fatores de risco estão relacionados a alguns hábitos, como o tabagismo e consumo de álcool.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page