top of page

GREVE GERAL | Um resumo dos fatos ocorridos hoje sexta-feira


Rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) no início da manhã

Candiota e Bagé começaram a sexta-feira (14), com transporte público parado e estradas com piquetes e barricada de fogo levantada. Os atos em protesto contra a Reforma da Previdência, o contingenciamento de gastos promovidos pelo governo federal, fizeram importantes categorias aderirem ao movimento grevista, como Sindicato do Mineiros, Simca, Senergisul, Sintec, Ceprs, Simba, Bancários, comerciários entre outros sindicatos e entidades de classe, alunos e professores universitários, com a união das centrais sindicais.

No Estado até o final da manhã haviam sido presos 75 manifestantes, ocorreram também vários enfrentamentos, teve bombas de efeito moral, bala de borracha, gás de pimenta e, consequentemente policial e grevista ferido.

Caminhada pelo centro de Bagé

A concentração maior de Bagé ficou na praça do Coreto e com os ônibus sem circular até as 10h, teve caminhada no centro da cidade. A Prefeitura de Bagé lançou uma nota no final da manhã (leia na integra no final da matéria).

Candiota, o ato se dividiu entre o trevo da Vila Operária e a entrada da cidade pela rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), onde foi levantada uma barricada de fogo, onde a ação da policia militar e bombeiros terminaram, com uso da força ainda na parte da manhã (conforme é possível ver em vídeo na nossa página do Facebook). Logo após concentrados novamente no trevo, discursaram, onde o prefeito Adriano Castro dos Santos falou em apoio ao movimento e entregaram panfletos, com duas viaturas da PRF a observar.

O dirigente do Sindicato dos Mineiros, Hermelindo Ferreira, falou ao GenteJornal que a avaliação é positiva ocorrida em Candiota. O movimento mostrou o tanto que se está descontente com a proposta da Reforma que vem mais uma vez tirar direitos do trabalhador que é quem tem menos. A proposta em nada favorece o assalariado e de baixa renda. Que são justamente aqueles que estão sofrendo atualmente com o alto nível de desemprego.

“Foi feito, por parte dos Sindicatos a distribuição de material informativo do quanto as proposta da Reforma da Previdência afeta o trabalhador, mesmo com as pistas liberadas da BR 293”, informou.

Nota emitida pela Prefeitura de Bagé

“A Prefeitura de Bagé se posiciona e repudia ação partidária de Sindicato, que motivou a paralisação das empresas de transporte coletivo, causando diversos transtornos aos trabalhadores que utilizam o serviço. O Governo Municipal reconhece o direito constitucional de greve, mas repudia que ato seja realizado com conotação partidária. Com o objetivo de normalizar o atendimento à população, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luís Diego Soares, auxiliou nas negociações conquistando a liberação do atendimento do porta a porta e a normalização do coletivo a partir das 10h”.

Candiota pela manhã

Bagé praça do Coreto

Em Bagé coleta de assinatura contra a Reforma da Previdência / Foto: Ceprs Bagé

Um convite feito

A galera aceitou

Imagem do trevo da faxina Br 293 com 158 sentido Santana do Livramento

Na Gerência CEEE de Rio Grande / 8h23

Rio Grande início da manhã

Porta da BR Distribuidora as 8h57


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page