SEGURANÇA | Levantamento aponta redução de assaltos nas Escolas Municipais de Bagé
- Jornal Gente
- 14 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

Números oficiais apresentados pela Brigada Militar
A Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional realizou, junto ao 6º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Bagé (6º RPMon), um levantamento com relação ao número de registros policiais de roubos a escolas da cidade. A SMED solicitou os registos policiais de assaltos e arrombamentos em instituições de ensino da cidade nos anos de 2017, 2018 e 2019.
Ao avaliar o documento enviado pelo Tenente Coronel Sérgio Alex Laydner Medina, os números apontam uma redução de crimes de roubo e arrombamentos nas escolas municipais nos primeiros meses do ano. "Pertinente salientar que, no ano de 2019, obtivemos, nos primeiros meses, notável diminuição no índice de ocorrências de furto qualificado em estabelecimentos de ensino", afirma o documento da Brigada Militar, ao mencionar ainda uma das razões da redução. "Motivado pelas prisões efetuadas de delinquentes conhecidos pela prática deste tipo penal".
Para a secretária Adriana Lara, os números apontam a ação da Brigada com as prisões, bem como são fruto de um conjunto de ações que vem sendo implantadas pela SMED. "Desde o começo da gestão temos nos deparado com estas situações, e buscado alternativas no campo da prevenção. Acreditamos que outro aspecto que tem contribuído para esta redução esteja ligado a um processo de recuperação da autoestima das comunidades, quando passamos a investir na revitalização das escolas da rede municipal. Hoje somamos 27 escolas recuperadas, e isto contribui para um sentimento de cuidado e apropriação coletiva pelo patrimônio que é de todos", interpreta Adriana.
Na lista de instituições de ensino que sofreram ataques nos anos avaliados, a maior incidência é na Rede Municipal. "As escolas da rede municipal são o maior alvo dos criminosos, visto que a maior parte delas estão situadas nos bairros periféricos da cidade", observou a Secretária Adriana Lara, que desde 2017 tem realizado reuniões periódicas com as forças policiais no sentido de encontrar soluções para a questão.
Comments