CANDIOTA | Seminário de Energia e Desenvolvimento destaca potencial produtivo do carvão mineral na r

Abertura oficial do Seminário
O Centro Cultural de Candiota, que já foi palco de usina termelétrica no município, é cenário nos dias 27 e 28 de junho da sexta edição do Seminário Internacional Energia e Desenvolvimento – Pensar nosso futuro com emprego e soberania energética. A organização do evento está a cargo da Unipampa - curso de engenharia de energia, Prefeitura de Candiota, Câmara de Vereadores e sindicatos dos minérios, dos técnicos industriais e dos eletricitários. O deputado federal Afonso Hamm, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista do Carvão Mineral, participou da solenidade de abertura. O ato contou com a presença de diversas lideranças, como prefeitos da região, representantes do setor carbonífero, vereadores, representantes de sindicatos e empresas.
O Seminário tem como objetivo promover os debates, mostrar resultados e prospectar cenários de oportunidades que o carvão mineral oferece.
A atuação da Frente Parlamentar em prol do desenvolvimento do setor carbonífero foi destacada por Afonso Hamm, que tem atuado intensamente em prol deste setor. Entre as grandes conquistas que resultaram em cenário de oportunidade para a região, Hamm aponta a modernização das usinas, a reformulação da CGTEE e a implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul que na fase de implantação gerou mais de cinco mil empregos com capacidade instalada de 345 megawatts e investimento de mais de R$ 2 bilhões.
Afonso Hamm foi enfático em seu discurso reforçando que é contra a privatização da CGTEE e CEEE, tendo em vista que são empresas que produzem e geram renda e muito trabalho na região, resultando no desenvolvimento. O parlamentar também salientou sobre o curso de energia da Unipampa que está sendo expandido para mais 30 cursos, partindo de um pleito desta região e que contribui muito com o desenvolvimento do setor.
A Frente Parlamentar, conforme o deputado, segue atuando no sentido de buscar mais garantias ao setor, como linhas de financiamento para construção de novas usinas, a busca de novos leilões para que mais usinas se estabeleçam na região e efetivar uma política industrial, buscando energia firme e segura e de baixo impacto ambiental está entre os objetivos do setor.

CTG luiz chirivino

Artesanato
Fotos: Divulgação