CENTRO DE REFERÊNCIA | Caminho da Luz amplia atendimento para autistas em 60%

Terapia Ocupacional (na foto atendimento da profissional Jéssica Rios) aumentou atendimentos em mais de 100% / Foto: Divulgação
A implementação do Centro de Referência para Tratamento de Autistas no Caminho da Luz tem números significativos em 2019. A quantidade de pessoas - crianças, adolescentes e adultos - atendidas pela instituição cresceu 60,8%. De 102 pessoas em 2018 o número saltou para 164 até junho de 2019, sendo 53 atendimentos de zero a 6 anos, 56 de 7 a 12 anos, 28 de 13 a 17 anos e 27 adultos.
Levando em conta os atendimentos por especialidades, o crescimento é ainda mais significativo. A Fonoterapia cresceu de 18 pessoas para 53. Na área de Psicomotricidade, o número aumentou de 19 para 29. A natação praticamente dobrou - de 23 alunos para 44 em 2019. Na Psicopedagogia o número cresceu mais de 100% - de 13 pessoas atendidas em 2018 para 30 em 2019. O Serviço Social, que além dos autistas atende as famílias, cresceu de 102 atendimentos para 164. Também apresentaram aumento na quantidade de pessoas atendidas na Fisioterapia (de 17 em 2018 para 22 pessoas em 2019) e Terapia Ocupacional (de 24 para 57 pessoas). Tudo levando em conta o grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Isso porque um mesmo assistido recebe atendimentos em diferentes áreas, de acordo com a necessidade diagnosticada.
A Clínica, com a implantação do Centro de Referência para Tratamento de Autistas, conta atualmente com 26 profissionais, entre fonoterapeutas, psicomotricistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatra e neuropediatra. Os autistas também tem serviços diferenciados, como as atividades no Cantinho Azul, Equoterapia, Hidrocinesioterapia, Estimulação, Reforço Escolar, Educação de Jovens e Adultos, além das atividades nas oficinas terapeuticas e semiprofissionalizantes e no Telecentro Digital (na parte de informática).
Para o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, os números são o reflexo da proposta de agregar o Centro de Referência ao trabalho da instituição. "Tínhamos convicção de que poderíamos aumentar o número de atendimentos com um projeto sólido, com o apoio do Banco Santander no projeto Amigo de Valor", salienta Freitas.
"Esses dados são apenas parciais, até o mês de junho. Temos certeza que nossa demanda ainda vai crescer até o final do ano e continuamos contando com o apoio da população, como estamos recebendo, para poder tratar os autistas com amor, carinho e a atenção clínica que precisam e merecem", salienta o presidente da instituição.

Psicóloga Sisâni Garcia e Psicopedagoga Cláudia Rodrigues em atendimento no Cantinho Azul / Foto: Divulgação

Atendimento Neuropediátrio com o médico Flávio Cardoso é um dos diferenciais do Centro / Foto: Divulgação

Estimulação é um dos serviços oferecidos no Centro de Referência / Foto: Divulgação