CANDIOTA | Prefeitura finaliza pagamento de passivos devidos ao funcionalismo municipal por governos

Alexandre, Marcelo, Adriano e João Roberto / Foto: Divulgação JG
Ocorreu na tarde desta terça-feira, 10, o anúncio pelo prefeito Adriano Castro dos Santos, o secretário de Finanças Alexandre Vedooto, o presidente do Simca Marcelo Belmudes e o vereador João Roberto (PT), que o governo municipal finalizou no último mês o pagamento de todas as classes atrasadas dos servidores municipais. Esse passivo é referente a não pagamento de governos anteriores e foi um compromisso assumido por Adriano para colocar em dia.
Conforme o prefeito já tem funcionários entrando com demandas atuais. Deste trabalho, todo ele realizado com transparência e através de uma comissão de avaliação das classes, indicada pelo Simca e mais a equipe da Secretaria de Finanças, foi visto que alguns valores ficaram pendentes pelo tempo levado, “O prazo entre a avaliação e o pagamento gera um passivo de alguns meses, que nós já estamos repactuando o compromisso de colocar as classes em dia. Tornando assim a avaliação individual de cada servidor para ver os restos a pagar”, explicou.
Ainda conforme o prefeito a partir de agora a missão é ir incluindo o dos professores que não haviam sido avaliadas e passar a organizar um cronograma de pagamentos das futuras classes a serem pagas.
“Os professores não haviam sido incluídos por estarem começando a receber a classe deles e agora, com esse acordo com o Executivo foram adicionados”, disse Belmudes sobre a inclusão dos professores.
Para João Roberto foi dado os encaminhamentos necessários para sanar essa demanda e também seguir o pagamento das futuras classes tanto do quadro funcional quanto do quadro de professores para serem avaliadas pela comissão.
Já o secretário Vedooto afirmou que se trata de outro momento. “A primeira leva que a gente possuía era só de servidores, que foram colocados todos em dia, ficando essa leva de alguns meses da avaliação posterior que o Setor já está fazendo levantamento para seguir pagando”. E adiantou que na próxima folha vai seguir sendo pago os valores conforme demandados. “Já foram pagos mais de R$ 300 mil”, destacou.
O prefeito Adriano aproveitou o momento para reafirmar que esses levantamentos são individuais, sendo feito servidor por servidor e ver o que ficou pendente dentro daquele tempo dele para a comissão poder validar os levantamentos feitos e encaminhar para o Departamento de Pessoal para ser incluído para posterior pagamento.
Entenda a demanda / Marcelo Belmudes
– Quando assumi o Sindicato em 2016 os servidores tinham um enorme passivo (valores atrasados) de promoções por merecimento (classes) e de horas extras. Com muito diálogo e negociação fomos conseguindo avançar. Assim, desde o ano passado a Administração Municipal vem colocando esse passivo em dia. As horas foram quitadas e hoje se deu um passo gigantesco para, enfim, quitar tudo e colocando assim um ponto final nesse passivo que inclui os servidores em geral e os professores.
Queremos agradecer o prefeito Adriano e o secretário Alexandre pela disposição de pagar o que é de direito nosso que não tinham sido pagos corretamente em outras administrações. Agradecemos também ao vereador Guilherme Barão (PDT) pela contribuição no primeiro cronograma de pagamento e agora agradecemos ao vereador João Roberto (PT) que nos ajudou nesse segundo cronograma de pagamento que será disponibilizado nos próximos dias.