top of page

CARVÃO MINERAL | Lideranças de Candiota falam sobre a Lei que pode vedar concessão de licenças ambie

Mina de carvão mineral da Unidade de Candiota da Companhia Riograndense de Mineração / Foto: Arquivo JG

O prefeito Adriano Castro dos Santos e o diretor do Sindicato dos Mineiros Hermelindo Ferreira falaram com o GenteJornal sobre a proposta do deputado estadual Fernando Marroni (PT) apresentada na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a vedação da concessão de novas licenças ambientais para atividade de mineração e exploração de carvão mineral no âmbito do território do Rio Grande do Sul. Que se aprovada, pode afetar Candiota, que possui as principais reservas do Estado.

Prefeito de Candiota Adriano Castro dos Santos / Foto: Reprodução

Para Adriano, por Candiota ser um município carbonífero é importante defender todas as alternativas, sejam elas de termelétricas, carboquímica ou gaseificação. Porém, o prefeito salienta que o carvão mineral tem de deixar de ser criminalizado e sim começar a ser visto como propulsor de segurança energética e econômica, não só na região, no Rio Grande do Sul e também no Brasil.

O prefeito disse ao GenteJornal que além do papel do carvão mineral na matriz energética nacional, tem as soluções que ele dá na segurança energética – Além disso, o Rio Grande do Sul tem que comprar 50% da energia que consome. “O carvão pode vir a suprir essa desigualdade”, destaca Adriano, que colocou para nossa reportagem que é muito perigoso qualquer ação que venha a estancar a exploração do carvão para a atividade de mineração.

Isto porque as discussões para avançar na proteção do meio ambiente podem andar juntas. Diz isso pautado que até aqui muitos avanços tecnológicos foram implantados sem que projetos não tivessem sido concretizados, como é o caso da Fase C da termelétrica Presidente Médici e a UTE Pampa Sul, as duas em Candiota.

O prefeito da Capital Nacional do Carvão citou como exemplo ao GenteJornal, Santa Catarina, onde para ele está muito adiantado na discussão do papel do carvão mineral em sua matriz energética, “Somos favoráveis as novas soluções, mas as duas podem andar juntas”, finalizou.

Diretor do Sindicato dos Mineiros de Candiota Hermelindo Ferreira / Foto: Reprodução

Já Hermilindo disse ao GenteJornal que ainda não possui muito conhecimento sobre a proposta de Marroni, mas vê com alguma preocupação para o desenvolvimento dos projetos de Candiota e para a região, “Tenho acompanhado as pesquisas da Unipampa, por exemplo na área da carboquímica, que serão os novos caminhos para investimentos no carvão mineral”, salientou o sindicalista que parte do raciocínio que o momento é de agregar soluções e não criar entraves para o desenvolvimento da exploração do carvão mineral.

Deputado estadual Fernando Marroni (PT) / Foto: Reprodução

A Lei A redação determina que a vedação atinge tanto atividades de mineração aberta quanto fechada, prevendo, ainda, que ‘as licenças ambientais referentes às atividades que tenham sido concedidas antes da aprovação da lei ficará garantida sua renovação, desde que atentem aos critérios estabelecidos pelo regulamento, inclusive acerca da recuperação de eventual degradação ambiental’.

Justificativa Marroni argumenta que o carvão mineral é uma fonte não renovável de origem fóssil e uma das formas de produção de energia mais agressivas ao meio ambiente. “É majoritariamente empregado na geração de energia por meio de usinas termelétricas e também na aplicação industrial para a geração de calor para processos de produção (secagem de produtos, fabricação de vidros entre outros)”, pontua.

O petista observa que ‘existem tecnologias que tornam as novas usinas mais eficientes, como a gaseificação, que consome menos carvão para gerar a mesma energia, entre outros processos tecnológicos’. “Contudo, segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o método tradicional de queima para a produção de vapor continua sendo o mais utilizado”.


 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
resize_1386963094.jpg
bottom of page